terça-feira, 22 de novembro de 2011

URBI RADAR, 003

ECONOMIA/PIB
Para baixo de novo
Quando é que se revisa PIB para cima? Não desta vez: a última previsão, o ministério da Fazenda disse que o país pode crescer abaixo dos 3,8% em 2011 previstos inicialmente. A informação vem de Nelson Barbosa, secretário-executivo da mais poderosa pasta da Esplanda do Planalto Central. Até começo de outubro, trabalhava-se com números menos padrastos em termos latino-americanos de crescimento acima dos 5%.
http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE7AK0B820111121

INTERNACIONAL/SÍRIA
Brasil muda o tom com filhinho de papai
Responsável em pôr em prática nossa política externa, pelo norte estabelecido pela Presidência da República, o Itamaraty deve elevar o tom da condenação à violência na Síria. Novamente, tropas do ditadorzinho filhinho de papai entraram em choque com manifestantes que pedem o fim do regime de Assad, no poder desde 1999. Antes mais avesso a elevar o tom, por temer a "libianização" da região, o Brasil muda de posição. Merece louvor este Itamaraty "pragmático 3º mundista".
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,brasil-eleva-o-tom-contra-contra-a-repressao-na-siria,801455,0.htm

MEIO AMBIENTE/EFEITO ESTUFA
Gases venonosos
E não tem jeito mesmo. O homem parece não dar a devida atenção do que acontece logo acima de nossos olhos, no azul que cobre nossas cabeças. Relatório de uma agência da ONU aponta que aumentou a presença na atmosfera de gases do efeito estufa; e aumentou também a taxa de crescimento desta presença. O vilão é o dióxido de carbono. A concentração deste gás podem ter crescido em 39% desde a era pré-indistrial, cerca de 150/200 anos atrás. Não vale ser ecochato, mas capitalista faminto com sanha por $ também não vale.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ultimas_noticias/2011/11/111121_gases_relatorio_pai_rn.shtml

CIÊNCIA/EXPLORAÇÃO ESPACIAL
Reprodução, jipe Curiosity vai explorar Marte
Planeta vermelho na mira, ano marciano
Americanos mantêm-se à frente na corrida espacial iniciada mais de 50 anos atrás aqui na Via Láctea. A Nasa (agência aeroespacial norte-americana) lança  no próximo sábado, 26, nova sonda em direção a Marte. Motivo: encontrar algum tipo de vida. O trabalhador responsável: o jipi Curiosity, de seis rodas, 4 toneladas. Duração da missão: um ano marciano todo, ou seja, 687 dias terrestres. 
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1009385-nasa-lanca-neste-sabado-jipe-para-procurar-vida-em-marte.shtml

Nenhum comentário: