segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ROCK AND ROLL, BABY!

reprodução, Jim, 1968
THE DOORS e CIA

(cantores/cantoras que não formavam uma banda, digamos, oficial não são objeto desta postagem)¹
Tive contacto com o rock and roll na adolescência, com uns 14/15 anos. Antes, a música passava meio longe do meu cotidiano; à época ouvia MPB e sertaneja autêntica e muito Roberto Carlos! 
Lembro do fim de tarde em que ouvi pela primeira vez Led Zepellin na casa de um amigo voltando das aulas vespertinas... "Black Dog".
Passadas décadas, eu ainda ouço e gosto muito de rock. Verdade que sou mais ligado às bandas das antigas (antigas antes de mim, inclusive) e que hoje meu espectro musical é mais abrangente e democrático sem perder o viés do bom gosto sonoro.
Os melhores conjuntos de todos os tempos em minha opinião são dos anos 60 e 70; tempo bastante propício para o engajamento do rock na sociedade e na política. A revolução feminina, Amor Livre, Flower Power, Black Is Beautiful, Make Love Not War.
Houve depois outros bons, claro: Red Hot por exemplo. Eles são duca! Foo Fighters, Cold Play, Strokes, Nirvana. E o U2 com o cara que tem a "vox", dom de encantar os ouvidos quando ele abre a boca para fazer vibrar acordes.
É uma classificação baseada exclusivamente em minha percepção sonora. Um amigo disse que acha um absurdo não ter elencado o Rush na lista, outro falou o mesmo sobre Black Sabbath, Animals ou The Cream... O rock é democrático e anárquico (ou pelo sempre foi), portanto, esta lista é só uma lista: quem quiser discordar, por favor o faça!!
Por certo, pode haver quem torça o nariz e que os 5 primeiros sejam outros porque o rock and roll apresenta tantas vertentes: pesado, hardcore, balada, metal, progressivo (Yes), romântico...
(esta lista varia de quando em vez; na verdade não muda não... Só o último. Rsrs)
The Doors - número 1
Rolling Stones
Led Zepellin
The Beatles
Pink Floyd
(sim, sim... Faltaram Rush, Deep Purle, AC/DC, Ramones, Black Sabbath e etc...)
Doors eu ouço até hoje e a centelha de maravilhar-me pela voz firme e letra incisiva continua inabalável. Jim era poeta também e deixou livros com sua obra para além de estrofes músicais. Sua obsessão em abismo pode ser lida em vários poemas.
¹(Se fosse falar deles, na hora me vem os nomes de Elvis, Janis, Lou Reed, Bowie e Jimmi)
Este é gravado
http://www.youtube.com/watch?v=3x6vcXF8BzQ&feature=fvsr
Ao vivo em Dallas, 1970
http://www.youtube.com/watch?v=LHFGnIshz8E&feature=related

Nenhum comentário: