domingo, 13 de novembro de 2011

MAMÍFEROS, SEUS NOMES; EXTINÇÃO

Reprodução - rinoceronte-negro, mais uma que foi extinta

Reino: Animal
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Os mamíferos, classe à qual pertencemos, são divididas em ordens.
Algumas com nome bem estranho. Xenartra ou xenarthra [do grego xenos, estranho e arthros, articulação] porque possuem vértebras dorso-lombares distintas dos outros mamíferos. É uma super-ordem dentro dos mamíferos placentários. As outras são marsupiais e monotremados.
Xenarthra -  tatu, tatu-canastra, tamanduá, preguiça, porco-do-mato (África), mimercóbio (África)
Artiodáctila - camelo, boi, porco, cabra
Perissodáctila - anta, cavalo, rinoceronte, burro, girafa, ocapi (África)
Proboscídea - elefante
Roedora - rato, capivara, paca, esquilo
Primata - homem, gorila, chimpanzé, babuíno, lêmur
Sirênia - peixe-boi, dudongo
Cetácea- boto, golfinho, baleia, orca, cachalote, narval, beluga
Lagomorfa - coelho, lebre
Monotremada - ornitorrinco, équidna
Carnívora - lobo, onça, urso, leão, raposa, hiena, lontra, urso, tigre

Nesta semana, mais uma (sub)espécie foi declarada extinta: rinoceronte-negro que habita(va) o oeste da África. Extinta pela mão do homem, que é a espécie mais daninha, a única que pratica o especismo no sentido de exterminar outras. O motivo é um só, o velho e mesmo desde... Bem, este você sabe, eu sei: $. Que por sua vez está umbilicalmente ligado a ganância por explorar.
Vergonha! Vergonha! 
No início do século XX, a população total destes animais chegava 100 mil indivíduos; hoje ela só pode ser vista em zoológicos espalhados pelo mundo. E agora, depois desta notícia do "triunfal" ser humano... O que fazer?
Estes humanos... Cansei de procurar adjetivos para qualificá-los porque creio esgotei todos eles nas postagens no urbi-et-orbi. Eles estão velhacos, carcomidos e tornar-se-ão como cadávares à espera de outros bichos: vermes, lacraias e baratas.
O dia que acontecer o Juízo Final explicações terão que ser dadas. Desejo a salvação das almas (porque sou cristão), porém estas se haverão com Deus; eu não decido quem deve ser salvo ou não - esta tarefa não é minha - mas tenho meu senso de indignação.
São Francisco, 'de olhos e ouvidos bem abertos', vigilante em saber como os homo sapiens sapiens tratam os outros convivas, verifica resilientemente o comportamento de cada um deles. É um alento.

Nenhum comentário: