terça-feira, 8 de novembro de 2011

MEGAURBANIDADE III

Reprodução, Moscou uma das 12 russas com + de 1 milhão de hab.

De novo a Ásia batendo todos os recordes quando se trata de números de população e demografia, e tanto é assim que é neste continente onde podemos verificar a maior concentração de urbes com mais de 1 milhão de habitantes
Fazendo um apanhado rápido sem me deter aos números exatos da população residente, mas sim em quantas cidades atingem esta marca; por país.

Os gigantes chinês e o indiano, e os 2,5 bilhões juntos, encabeçam a lista. A segunda > maior potência hoje, a China tem 61 cidades e Índia com 45 cidades não encontram paralelo em nenhum outros país do mundo em se tratando de quantas regiões administrativas - as menores - possuem a cifra do milhão. 
Para curiosidade numérica que demonstra a grandeza, a China tem 7 municípios que superam os 5 milhões de habitantes. A Índia tem 5, fato inigualado também.
Para ficar ainda no Oriente, Japão (12), Indonésia (11) e Coreia do Sul (09) completam a lista. Todos estes países estão entre os mais habitados do mundo (com exceção da última) e apresentam densidade demográfica muito superior à média terrestre. A Coreia tem ~500 hab/km², e sua capital Seul é a 2ª RM do mundo. Finalizando, temos, a Turquia (07) e o Irã (06).

Pulando para o Novo Mundo, composto pelas 3 Américas e onde habitam mais 800 milhões, vamos perceber que os números são mais modestos. Ainda assim, é o segundo maior continente sobre o objeto que esta postagem discorre.  
O Brasil com 15 deixa para trás com folga o México que tem 10 e ambos ficam à frente dos Estados Unidos que emplacam 9 na lista. Todos eles com municípios sedes de populosas regiões metropolitanas: Cidade do México, São Paulo e Nova York por exemplo. Estes 3 países também estão entre os mais populosos, na 3ª, 5ª e 11ª posição respectivamente. Merecem destaque Argentina e Colômbia, ambas com 04.
Na África apenas a África do Sul (05), Nigéria (04) e Egito (04) e o Congo (03) merecem nota neste quesito. 
Vale citar ainda a Rússia com 12 cidades e a Ocenia, onde a Austrália tem 05. 
Condensando tudo aí de cima, o rol fica assim:
China -   61
Índia -    45
Brasil -   15
Japão -  12
Rússia -  12
Indonésia - 11
México -  10
Coreia -  09
EUA -     09
Turquia -  07

Nenhum comentário: