sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PARÁ REMANESCENTE?

MAIS 2 ESTADOS
No próximo dia 11 de dezembro os 4,83 milhões de eleitores cadastrados acorrerão às urnas para decidir se desmembram o Estado do Pará em mais dois pedaços de terra: Carajás, no sudeste paraense com a capital em Marabá e Tapajós, porção oeste, capital em Santarém. O que "sobrar" já foi maculado por setores da imprensa como Pará Remanescente (com R em caixa alta propositadamente)
Certo que o Pará é o 2º > estado do Brasil, com área de 1,23 milhão de km², superior à Colômbia, ou ainda quase 5x > que o Estado de São Paulo, mas isto não me parece argumento para que se decida pela divisão. Que acarretaria toda uma necessidade de instalação da máquina pública bem como dos poderes legislativo, executivo e judiciário.
Segundo o censo de 2010, o PA tem 7,57 milhões de habitantes e apresenta um povoamento esparso com grandes áreas com baixa densidade demográfica e outras com alta. Santarém com 295 mil habitantes e Marabá com 230 mil seriam as capitais dos futuros Tapajós e Carajás por serem as maiores cidades e disporem de uma infra-estrutura razoavelmente melhor que as demais e por serem as principais economias das respectivas regiões.
O quadro a seguir mostra como pode ficar o mapa do Pará e opiniões conflitantes acerca dos gastos da criação dos dois novos Estados. Sem mencionar o agravamento das distorções representativas dos Estados na Câmara Federal.
reprodução
Cabe aos eleitores paraenses ficarem atentos aos movimentos que estão sendo feitos por setores da sociedade e verficar qual a melhor escolha. Se um Pará Remanescente acrescido de Tapajós e Carajás ou apenas um Pará como agora.
No Congresso Nacional existem outras propostas para divisão do Maranhão (Maranhão do Sul), Piauí (Gurgueia) e territórios no Amazonas e Mato Grosso. Sendo assim, porque não desejar uma divisão em São Paulo e Grande São Paulo? Reavivar o antigo estado da Guanabara? Criar mais municípios? Dividir seus bairros... Quarteirões?
A votação será eletrônica e o resultado, em função disto, deverá ser conhecido horas depois. Não moro no Pará e sei que quem decidirá não será o pessoal do "Sul Maravilha", mas como brasileiro torço que a divisão não aconteça. Quando perguntarem "qual capital do Pará?", espero que Belém seja a única deste vasto Estado de tão preciosa importância cultural para a vida do país.

Nenhum comentário: