domingo, 11 de setembro de 2011

EUROPA: AUMENTANDO Nº DE PAÍSES

VIRÃO MAIS? SE SIM, QUANTOS?
ANO 1900
Reprodução
Olhando este mapa político da Europa, ano 1900, dá para se notar que o número de países era bem menor comparando com o de 2011. Contei com atenção.
Há 111 anos o Velho Continente estava dividido em 22 países (incluindo os pequenos¹ - ver texto). Passando pelo mapa, a diferença é gritante, basta ver o mais abaixo.
Àquele tempo, por exemplo, países como: Irlanda, Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Macedônia, Bulgária, Noruega, Islândia, Albânia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Lituânia, Letônia, Estônia, Finlândia, Armênia, Geórgia, Azerbaijão, Chipre e Malta não "constavam no mapa". Áustria e Hungria constituíam um monarquia dual. 
Os outros eram impérios poderosos e por vezes beligerantes quando interesses assim convinham e aliados quando também assim convinha. A França, entre os grandes, era a única república no continente, com exceção da Suíça. 
Os grandes em 1900 (em ordem aleatória):
Rússia
(oeste da Polônia; Lituânia, Letônia; Estônia; Finlândia; Moldávia; Ucrânia; Bielorrússia; Geórgia; Armênia e Azerbaijão - estes três últimos eram disputados com a Turquia)
 Alemanha
(leste da Polônia; litoral da Lituânia; Alsácia-Lorena)
Áustria-Hungria
(Tirol; Trieste; Transilvânia; Silésia Polonesa; Bósnia; Rep. Tcheca; Eslováquia; Eslovênia; Croácia e partes da Rutênia e Bucovina)
Itália
França
Grã-Bretanha.
(Irlanda, Chipre e Malta)
Turquia (Império Otomano)
(Albânia; parte da Tessália; Macedônia; Trácia; Creta; Kosovo² - ver texto -  e Bulgária)

OS OUTROS
Além destes 7 citados - 'que dizem ser conta de mentiroso' - Espanha, Portugal, Suécia (que dominava a Noruega), Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca (que dominava a Islândia), Suíça, Montenegro, Sérvia, Romênia e Grécia; total de 19 mais os ¹pequenos Andorra, Liechteinstein, Mônaco e San Marino (o Vaticano ainda não tinha status quo definido)
Total de 23.

ANO 2011
Reprodução
Hoje, o  velho continente europeu tem 49 países, incluindo, como alguns geógrafos fazem, os países do Cáucaso e Chipre (sem o reconhecimento da República Turca do Norte de Chipre). Tampouco considerei, sob critérios, meus a independência do Kosovo, embora saiba que o terei que fazer em um futuro próximo (serão 50). O Brasil ainda não reconheceu o suposto território sérvio como um país independente.
Todos os países citados no 1900 estão agora no mapa.
Com relação aos 7 "chefes" de 1900, ocorreram alterações, mesmo porque os critérios para avaliar a importância dos países são outros (tanto em termos econômicos, militares e sociais). O mais próximo da realidade caso tivéssemos que enumerar os maiorais, eu arriscaria 6: Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Rússia e Espanha.
Então o número de países mais que dobrou. Se se compararmos com os números de países do continente americano, veremos que a taxa de crescimento foi bem menor. Ressalto que neste quesito a Europa se assemelha mais com a África e Ásia.
Mas ainda podem surgir mais países. Há desejos nacionalistas em maior ou menor grau em Estados como Irlanda, Espanha, Rússia, Reino Unido (a Escócia quer um plebiscito sobre independência) e na região do Cáucaso.
Esperemos então para verificarmos no futuro se mais países desmembrar-se-ão no Velho Continente, nossa referência de civilização.

Nenhum comentário: