sábado, 4 de agosto de 2012

VIAGEM LXVI - MINIATURAS

Reproduçã
Sábado de manhãzinha, um dos melhores dias e das melhores horas, para sair pelas rotas da metrópole para continuar sua tarefa que não tem fim.
Nem mesmo que pudesse voar para perto do céu - e olhando as pessoas tornarem-se meras formigas e os carros miniaturas de infância - sentir-se-ia desobrigado de realizar sua lida que vem desde tempos imemoriais para ele.
Sábado é bom porque existem os drogados - incluem-se os bêbados - que vagueiam tentando voltar para casa ou aqueles que vagueiam ainda em busca de mais: diversão, sexo, droga, companhia e tudo o mais. São presas das tão fáceis que se deixam levar por aquilo que os faça brilhar os olhos. Aliás, mais fáceis que eles só mesmo os arrogantes. 
"Estes são demasiadamente babacas!"

Aqui, no caso, logo pelas 5h e pouco, há alguns caminhos que são mais prováveis de lograr êxito sem muitas dificuldades e com calma extrema mesmo quando ela possa parecer distante. Centro e Bela Vista, acabara de se decidir por estes bairros.
Lá vai então.
Como não dormira nada à noite, seu humor quedara-se irascível, fazendo-o andar pela casa desejoso de voar bem alto... Mas voar é para os pássaros; dirigir ele pode. 
Ao entrar no semi-novo sedã de velho queda-se mais assertivo afastando a ira anterior e a impaciência  porque para realizar o que ele realiza, estes dois "conceitos" digamos assim, além de não ajudarem, atrapalham e muito. 
Fim de madrugada agradável de agosto neste dia. Passeando em uma calmaria típica, com o rádio ligado, ouve uma antiga música em inglês que - traduzindo em seu razoável conhecimento do idioma shakespeariano - proclama que "todo homem deve ser livre".

--- Livre para quê mesmo? Tem um monte por aí que nem mesmo é livre, e o pior, acha que é. Tem também que para alcançar esta liberdade nesta sociedade... Ou pelo $/arrogância/esteticismo barato... Prepotência, inveja, poder, droga/álcool... Tem também 'o puxar o tapete'. O machismo truculento, o feminismo idiota, a homofobia raivosa, o especismo mesquinho, o racismo brancos e negros, xenofobia odiosa... Enfim, tem para todos o meu trabalho. Esquecer eu não esqueço nenhum deles. Verdade que a lista é infidável! 
Acréscimos são como os dias que se seguem...
E ri desdenhosamente dos imbecis que, por ventura em algum determinado momento, tentarão escapar para então, se situarem que escapatória é ilusão.
Vê-se inerte em seus pensamentos que resolve adiar um pouco o início, e "para que a pressa". Quer mesmo esparar o raiar e sob a luz do dia fazer desaparecer a olhos nus, os noctívagos e afins. A atenção é instrumento básico da operação.

--- Livre? Onde é que se é livre neste mundo? Só para constar, acho que este conceito inexiste para estes padrões que nos colocaram desde sempre. Não pode isto, mas aquilo pode; a alguns muito se é permitido e para poucos nada... Porque mesmo?

Esquinas lotadas, filas em clubes noturnos, moderninhos, "drogaditos", traficantes e seguranças. Passeia dando voltas por ali perto da rua Augusta, mas seu alvo ele já identificou. Disfarçado como "mais um dos que frequentam" por aqui, ele resolve estacionar o sedã em um ponto estratégico. Misturando-se aos locais - os moderninhos - é mel na chupeta.
"Sou só mais um a voar em busca do 'verão'". 
Eletricamente, ficou ereto dentro da calça jeans só de pensar em mais uma manhã de árduo trabalho. Deixa as miniaturas de criança para se concentrar nos maiores.

Nenhum comentário: