domingo, 8 de janeiro de 2012

VIAGEM XXVII - TERRA DA ESTRADA

Reprodução
Volteando em elipses, círculos de asfalto, ou no que está muito em voga, no octogonal cinturão ao redor de um circuito de começo de zona Sul. Pensa que combina bem com o mundo ver os tais lutadores se batendo. Matando-se algumas vezes; bem isto não entra na conta.
Quando no maior parque de São Paulo, queda-se enfastiado de um tanto que sem demora, resolve esticar um pouco a visão do dia para pegar um entardecer em uma estrada de terra que o levasse a admirar o caminho.
Como quando fazia em suas longas viagens de adolescência tardia (e espichada o quanto pôde) que ficará perdido um pouco no tempo. É o que almeja agora.
Pelo menos assim, poderia manter-se mais distante para pensar em como apagar dele todas as memórias cortantes feito lâmina afiada.

--- Vem o arrepio. Nem posso pensar na tal lâminia cortando a carne de meu antebraço que eriço os pêlos todos do corpo, que não são poucos em se tratando de mim.
Nos passeios sob sol a pino - de rachar mamona - a poeira da estrada de terra o perseguia até o fim de sua garganta. Lembra bem que suas cordas vocais ficaram naquele extremo entre o grave e o agudo; teve vergonha de falar qualquer palavra que fosse; à época nem se deu conta que todo o tijolo "comido" em cima do trator causara os altos e baixos.

Em voz alta, nem se importando de estar sozinho, porque hoje (e já tem tempo) gosta de ouvir sua voz, grave e quase rouca mexendo o ponteagudo gogó coberto de barba de 3 dias de espetados fios castanhos e ruços.
Pelos longos campos de milho ainda em broto, compunha a fase de adolescência que então passava.

--- Faz um tempo já que não percorro nenhuma estrada de terra, sob aquele sol modorrento, sob o sol que incute preguiça... Pena que não tive esta ideia hoas antes.

Os anos de asfalto na megaurbe de São Paulo fizeram-no bem. Acabaram com aquele aspecto tão entranhado de ser jeca que, mesmo querendo, querdar-ser-ia exatamente onde está: na grande cidade, barulhenta, enfileirada, diversificada que manda em você carinhosamente, tomando-o para si.
Destes é que ele gosta mais.
Então hoje, para variar tão-somente - ele um invariável na conta de liquidar as pragas da Terra - dirigir-se-á a caminhos de chão batido, vidros abertos do semi-novo sedã de velho.

--- Incrível, mas eu sou velho já. Melhor. E é assim que a sociedade classifica os homens da minha idade, não é? Se é desta forma, porque então se preocupar? Tenho outros assuntos mais prementes do que ficar me espremendo em vergonha ao responder quando nasci.

Calcula pelo GPS andar uns 50 quilômetros até atingir aquela específica estrada de terra de cor ocre, sinuosa, serpenteando o rio que corre próximo.