segunda-feira, 8 de agosto de 2011

EXPANSÃO DO BRASIL

 Portugueses, bandeirantes e brasileiros
Reprodução, Brasil em 1846
 O Brasil, com desempenho impecável em termos territoriais durante sua história, mostra que fomos mais afortunados que os vizinhos de colonização espanhola - principalmente -, inglesa, francesa e holandesa.
Ganhamos praticamente deles todos nas disputas que nos envolvemos ou que nos envolveram, desde tempos coloniais até o início do século XX Portugueses, bandeirantes e depois, os brasileiros como um todo.
Todos os países do mundo estiveram envolvidos em disputas territoriais por motivos econômicos, geopolíticos, culturais, religiosos e mais um gama que se possa imaginar. Houve também os impérios que ficaram pela histórias e aqui a o rol e extenso. 
As civilizações mais antigas nasceram no Velho Mundo: na Ásia, na Europa e na Ásia.
Os europeus expandiram seus domínios por todo o globo, cada um deles pegando o naco que podia e não podia. 
Aqui na América do Sul, são 12 países mais o "departamento ultramarino" da Guiana Francesa e a discrepância com relação às Ilhas Malvinas (a demanda argentina é legítima).
O Brasil teve disputas fronteiriças com todos eles, com exceção do Chile, cujo país nunca na história foi vizinho nosso. O Equador não faz fronteira com o Brasil, mas um dia já fez e não tem muito tempo não: por volta dos anos 40 é que a fronteira foi definida entre os equatorianos, que saíram perdendo, e o Peru. O Brasil se viu envolto no "imbroglio" entre ambos.
Vamos lá.
Países-
1- Argentina: ganhamos por arbitração internacional (presidente americano) Cleveland território disputado situado no oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Estes limites já eram objeto de discórdia desde quando as antigas metrópoles Portugal e Espanha dominavam Brasil e o páis platino. Questão de Palmas, de 1895.
1x0

2- Uruguai: não foram ganhos expressivos e até "cedemos" o acesso deles à Lagoa Mirim; mas todo o sudoeste gaúcho voltou para nós, ainda no reinado de D. João VI - Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.
2x0

3- Paraguai: precisa dizer? Conquistamos um pedaço de terra no sudeste do Mato Grosso do Sul. Guerra do Paraguai (1864-1870), a maior do subcontinente.
3x0

4- Bolívia: precisa dizer? Parte II? O Acre está aí, como Unidade Federativa brasileira. Questão do Acre, resolvida em definitivo no ano de 1903. Na verdade, um acordo de 1867 (Tratado de Ayacucho) ja favorecera o Brasil.
4x0

5- Peru: sim, não é muito conhecido, nem houve guerras, mas em razão da antiga investida portuguesa quando ainda éramos colônia pela Amazônia, acertamos por tratado com claras vantagens.
5x0

6- Colômbia: também de forma pacífica, mas conquistamos a região conhecida com Cabeça de Cachorro, com a linha trçada de Tabatinga (AM) e Letícia (Colômbia), no noroeste do Amazonas. Antes, estas fronteiras eram mal e porcamente delimitadas.
6x0

7- Guiana: antes Guiana Inglesa, foi aqui que perdemos... Arbitrado pelo rei da Itália em 1904, ficamos com 40% da área em disputa, em Roraima e os ingleses com o restante. Verdade que se não fosse a atuação do Barão de Rio Branco, correríamos o perigo iminente de perder tudo. Questão do Pirara.
6x1 (pode ser um 7x1?)

8 - Guiana Francesa: os franceses apanharam primeiro dos portugueses e definivamente depois pelos brasileiros que obtiveram a totalidade das terras reivindicadas, ali no Amapá, no rio Oiapoque. Questão do Amapá, de 1900.
7x1

9- Ilhas do Atlântico: sim, já tivemos problemas com Fernando de Noronha e Trindade principalmente. Conseguimos manter todas conquistadas por Portugal: Atol das Rocas, Penados de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha, Trindade e Martim Vaz. Disputamos com o poderoso Império Britânico.
8x1

Vencemos como poucos países venceram ao longo de sua história. E hoje, graças primeiro - lá trás - aos portugueses, temos dimensões de continente: 8.514.878 km².
Com a Venezuela (tratado de 1859) e o Suriname (tratado de 1906) as delimitações fronteiriças foram pacíficas arbitradas pelos envolvidos.
Temos paz com nossos vizinhos há mais de 100 anos, fato que poucas nações do mundo com tantos países límitrofes podem ostentar.

Nenhum comentário: