segunda-feira, 6 de junho de 2011

GRANDE INTERIOR CAIPIRA

Capitais são capitais; o Interior é maior...
O Brasil é um país-continente, maior até que o EUA em terras contínuas (sem contar Alasca e Havaí), com uma  população de quase 191 milhões de habitantes, a 5ª maior do mundo. População esta mal distribuída pelos quatro cantos do país, inclusive nos estados mais densamente povoados. São Paulo a distribuição é mais uniforme, em que pese regiões fracamente povoadas, como o Vale do Ribeira, cuja maior cidade - Registro - não chega a 60 mil habitantes; por outro lado é o Estado que mais tem cidades do interior de tamanho médio para cima. Outro estados importantes como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia para citar alguns também são distribuidamente mal povoados com vastas extensões quase vazias: norte mineiro, oeste baiano e sul gaúcho. Nestes lugares as maiores cidades mal chegam aos 120 mil.
Temos grandes cidades do Interior que são muito importantes, algumas até maior que a própria capital, como Joinville, maior centro urbano de Santa Catarina e sua capital econômica e também Vila Velha, no Espírito Santo.
De resto, as capitais são sempre maiores que todos os outros municípios. Mas reitero que temos cidades grandes no interior, maiores que algumas capitais estaduais.
Podemos citar Campinas (com mais de 1 milhão e maior do interior do Brasil e maior que uma dezena  e meia de capitais), São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Piracicaba, São José do Rio Preto, Franca, Bauru, Jundiaí, Santos e São Vicente - todas estas têm mais que 300 mil habitantes. 
Entre as outros Estados, só MG, RJ, BA, PE, PR, RS e SC, além de SP registram municípios no interior maiores que o número que acabei de citar.
Uberlândia (mais de 600 mil), Juiz de Fora e Montes Claros em Minas Gerais; no interior fluminense há Campos dos Goytacazes (mais de 450 mil).
Bahia: Feira de Santana, maior cidade do interior do NE, com mais de 500 mil e Vitória da Conquista.
Londrina (com mais meio milhão tb), Maringá, Cascavel, Ponta Grossa no Paraná.
Pernambuco: Caruaru, única do interior.
Caxias do Sul (mais de 400 mil), Canoas e Pelotas no Rio Grande do Sul.
Depois, no interior apenas Campina Grande na Paraíba tem mais de 350 mil habitantes, além de Joinville já citada e Anápolis em Goiás.
Há outras com menos de 300 mil, mas de importância econômica nas UFs.
Em Pernambuco há Petrolina; Juazeiro do Norte e Sobral no Ceará; Santarém e Marabá no Pará; Imperatriz no Maranhão; Mossoró no Rio Grande do Norte, Arapiraca em Alagoas; Cachoeiro do Itapemirim no Espírito Santo; Dourados no Mato Grosso do Sul; Rondonópolis no Mato Grosso.
Todas estas citadas possuem vitalidade econômica sendo importantes tanto para a região onde se encontram, como também para a UF e para o Brasil.

Um comentário:

Gabriel Inacio disse...

Interessante isso hein. Até me interessei em saber qual o tamanho da população da minha saudosa e querida terrinha Americana kkkkkkkkk