sábado, 18 de junho de 2011

FALAMOS PORTUGUÊS - "PEQUENAS POÇÕES DE ILUSÃO"

"Pequenas poções de ilusão".
Esta é boa, ainda mais se virmos o contexto da música (porque para ver a música tem que se ouvir). Sem falar na sonoridade que a língua portuguesa - última flor do Lácio - possui de um jeito que caminha aos ouvidos com uma sincronicidade que permite exata compreensão sobre o que o autor criou.
Claro, às outras línguas podem-se entoar loas. Mas o português é mesmo uma língua que maravilha quem ouve; e para mim, que sou um dos 191 milhões de falantes nesta América Latina  dominada pelo outro idioma ibérico, isto é uma verdade. Eu gosto de ter sido alfabetizado em português, gosto de me expressar em português gosto da sonoridade do português, gosto da gramática do português. E da literatura, com certeza singular.
Portugal teve mesmo uma importância histórica que extrapola as terras de fato conquistadas, as colônias. Comparados em extensão territorial os impérios coloniais iniciados por Portugal no século XV até o fim em meados do século XX, os lusos perderam para quase todos os outros; para os importantes, seja dito. Verdade que os lusos saíram na frente da "cambada toda" (rsrsrs). À Inglaterra coube a parte maior no butim de carniceiros. Para ter uma ideia, o Canadá, os Estados Unidos, a Austrália, a Índia, África do Sul, o Sudão e muitos pedaços do planeta pertenceram aos ingleses.
Depois, a Espanha e a França. Aí vem Portugal. E depois, Holanda e tardiamente Itália e Alemanha. A Rússia não coloquei na conta porque eles se expandiram - fabulosamente - em direção ao leste somente por terra.
Voltando, nossa língua deve ser falada hoje por mais ou menos uns 250 milhões de pessoas, na frente do alemão, do russo, do japonês, do italiano; quanto ao francês eu creio que também - há controvérsias neste caso, confesso.
Então, este falar aliado à sonoridade e ao escrever produz obras de literatura, produz música que me encantam todo dia.
E aos que acham que um dia o Brasil vai falar espanhol porque este é o caminho natural: mentira!
"Temos que aprender espanhol porque vai ser nossa língua no futuro".
Ouvi alguns argumentos, poucos a favor. Ainda bem.
Mentira. Aprender espanhol é bacana e importante para nós. Fazemos fronteira com países que falam espanhol, leia-se que: toda a América do Sul (exceções a Guiana e o Suriname), América Central e, para arrematar, o México que com mais de 105 milhões de falantes também tem o 2º PIB da AL. E hoje, a importância do espanhol cresce no mundo todo inclusive, e principalmente, nos EUA.
Aprender espanhol é importante.
E aprender reciprocidade também. Argentinos, colombianos, mexicanos, venezuelanos, cubanos, chilenos, hondurenhos só para citar alguns também devem considerar o português como a língua mais próxima e também estudada.
Eles também podem e devem aprender o idioma de Camões.
E de Machado, que eu gosto tanto. De Érico Veríssimo, o mais brasileiro dos gaúchos.
E de Rita Lee Cazuza e ... De muitos.

Nenhum comentário: