quinta-feira, 30 de junho de 2011

ADEQUAÇÃO DOS HOMENS

PIEDADE PARA QUEM?
Tudo o que não temos nesta vida, nem o possível, nem o desejado, nós deveríamos ter? 
Será que não ficamos desejando sempre aquilo que nunca teremos, ou ainda - e mais grave -, será que não ficamos desejando ser algo que nós não somos? Sei lá por quais razões... Talvez para nos sentirmos adequados a um estrato social no anseio de ser aceito pelo grupo? Para agradar alguém em especial? 
A música do Cazuza "Blues da Piedade" escreve à risca de pincel como estas pessoas 'que já nascem com a cara de abortadas' são miseráveis de espírito 'sempre desejando aquilo que não têm'
E porque tudo isto? Porque determinadas pessoas agem assim? Não é somente adequação mas deve-se acrescer a estética do belo, da juventude, da estética e a riqueza material. Ser jovem, rico, belo, branco e heterossexual... Tudo isto faz uma grande diferença, sem lamúrias: verdade nua e crudelíssima.
Vendo por este lado, percebo que para eu (ou você) ser feliz há quer se galgar posições neste sistema que não é justo; nem injusto, apenas 'adequado' aos 'mais' adequados.
Minorias, quaisquer que forem, esforçam-se para serem melhores aceitas: para alguns a vida é menos difícil, para outros é mais. A maioria, quaisquer que forem, sempre levam vantagem, é inequívoco!
E se eu me lixasse para a tal adequação?

Nenhum comentário: