sexta-feira, 29 de julho de 2011

MÚSICAS DE TEMPOS

Existem tantas músicas que marcam nossa vida; isto acontece desde a infância. Eu mesmo, por exemplo, me lembro de cantar "Eu quero ter 1 milhão de amigos" do RC. Também aquela da Elis: "...quando eu morrer, me enterrem na lapinha...". Anos 70. Há várias que quando escuto me transporto para aquela época. 
Wilson Simonal, Antonio Marcos, aquele outro que era gago mas quando cantava não gaguejava, não me recordo agora o nome, Dom e Ravel com "eu te amo meu Brasil", bem ao gosto dos patéticos militares tresloucados que nos governaram por tantos anos.
Depois veio a adolescência e conheci MPB: Chico, Caetano, Gal, Gil e companhia, Novos Baianos. Aí, logo após, tive a fase bg (bicho-grilo) e mais MPB ainda, Djavan e "pai e mãe...", e chegando junto veio o rock and roll. Primeiro veio a leva mais light, como Beatles e Queen. Fase hard:  Black Sabbath, Rush, Deep Purple e claro Led Zeppelin.
Mas quando eu conheci The Doors, aos 18, tive uma afinidade enorme com os escritos do Jim, as letras, a música e o teclado de "We get couldn't much higher". Ouço até hoje e acho que vou ouvir para sempre várias d'"Os (as?) Portas".
Hoje, acrescentei vários tendências e ritmos. Uns ficaram no passado, como o reggae, outros vieram à tona com a viola caipira - música de raiz.
Maria Callas eu vi uma vez um filme sobre sua vida e fiquei estupefato com a interpretação facial que ela detinha. Olhos perscrutadores, enormes, a boca dançante! Incrível! E nunca até então havia ouvido ópera do começo ao fim.
U2, Red Hot... São vários. Jamiroquai, Madonna e claro o George Michael, o melhor compositor de pop music. Elton John me lembro desde a puberdade com "don't go break my heart" e por aí vai.
Em português, o idioma mais pródigo e marrento de ser, o leque é imenso e creio que seja mais fácil falar de gêneros que não me aprazem (eita... verbo antigo), como funk carioca, sertanejo pop e axé; o forró, tão em voga, também entra neste rol.
Atenção, eu acho Luis Gonzaga o máximo "porque tamanha judiação" faz parte de uma das músicas clássicas da história da MPB.
Tom Jobim com "Águas de Março" compôs o que é um cântico de entoar loas ao idioma camoniano.
Rita Lee, a mais paulistana de todas as cantoras e grande letrista.
Paro por aqui; continuo depois porque têm tantos que não citei. As bandas, conjuntos etc...

Nenhum comentário: