domingo, 17 de julho de 2011

GRAMÁTICA, UM POUCO DE

VERBOS
Entre as várias classificações que o verbo - como classe de palavra - é dividido pelos gramáticos  existem estas:
1 - Regular - quando o radical não se altera e cujas terminações seguem o modelo da conjugação a que pertence. Ex.: cantar, vender, partir.

2- Irregular - é o verbo em que o radical se altera ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence. Ex.: ouvir, medir.

3- Anômalo - (alguns difíceis! - é o verbo em que a conjugação inclui mais de um radical. Ex.: ir, ser.

4 - Defectivo (alguns mais difíceis!) - é aquele que carece de uma ou mais formas de conjugação. Ex.: abolir, colorir.

5- Abundante - é o verbo que apresenta mais de uma forma com um único valor. Ex.: haver ( vós haveis ou vós heis).
Esta abundância se revela principalmente no particípio ; havendo um particípio regular terminado em do (usa-se mais com os verbos ter e haver), e outro irregular (usada com os verbo ser e haver).
Ex.: verbos 
acender - acendido/aceso
entregar - entregado/entregue
incorrer - incorrido/incurso
Aqui é interessante notar que algumas formas de particípio desapareceram ao longo da evolução da língua portuguesa. Quer ver?
Ninguém diz eu tinha "fazido" (feito!) ou;
Ele havia "dizido" (dito!); "escrevido"/escrito

Há alguns verbos são bem difíceis de serem conjugados em várias formas, seja no presente, pretérito, subjuntivo, infinitivo e por aí vai. Exemplos temos aos montes, desde os já sabidos complicados, como ser, submergir, estar, haver, acontecer, doer, trovejar; e os 'desconhecidos' também complicados. Reaver é um deles, assim como parir, averiguar (que mudou depois da reforma com a extinção do trema), arguir, requerer, soer, resfolegar, remir. Têm também os pronominais, como queixar-se, arrepender-se.

Eu mesmo quando soube a conjugação correta do verbo reaver na 1ª pessoa do pretérito perfeito do Modo Indicativo (é o eu cantei, eu vendi, eu parti) é:
eu reouve e não "eu reavi", fiquei surpreso; mas o português é bastante profícuo em regras e destas suas exceções.
Não é fácil, mas nosso idioma é marrento mesmo e também rico em vocábulos, de difícil gramática. E é assim que tem que ser, eu acho.
(lembrando que temos três terminações/conjugações verbais: ar, e, ir; ¹ pôr e todos os derivados são da 2ª conjugação -, ex: do latim poere)

Nenhum comentário: