sábado, 23 de julho de 2011

04- ALEATÓRIAS HISTÓRIAS - CORRENTES

Não precisa ser em um castelo no norte da Escócia, onde nem os romanos chegaram. Fizeram a muralha de Antonino Vento, frio, umidade e o passado. Ilhas também habitadas ao redor desde os jutos, pictos... antes dos saxões.
Nem precisava de tudo isto, porque de fantasma nada camarada eles possuía alguns há tempos. No dia que viajara para conhecer um autêntico castelo escocês ao noroeste dos Montes Grampiahm tudo acopnteceu como ele esperava e mesmo assim causou estupor diante e seu corpo todo. O ar gelado, 4°C, ele coberto de roupa sem medir esforços para tal, ficou imaginando a vida ali.
(depois do pássaro, isto lhe aconteceu de mais vibrante)
"Quem sabe no século XII. Este é um dos mais antigos das ilhas Britânicas. E repito, os romanos aqui não chegaram (e vejam que foram a muitos lugares). Podia até ser antes. Antes ainda do ano 1000. No ano de 800 e alguma coisa, ali século IX. À época dos conquistarodes vikings".
Remeteu aos fantasmas que os dali deveriam ser bem mais comportados e descansados, para sorte de alguns. Mas os dele. Bem, ultimamente tem havido um revezamento deçles. E o mais antigo deles voltou.
Sentiu mesmo um frio intenso ao avistar, da sacada do último cômodo do castelo, o mais alto, o mar. Longe. Pôde sentir um pouco do cheiro vindo de lá.
Veio dormir no quarto quente do hotel. Terminou por adormecer sem terminar o copo de um uísque artesanal feito pelo dono da maior casa do lugarejo.

Nenhum comentário: