terça-feira, 5 de julho de 2011

050 - CONHECENDO O HIPOGEU I

Saíram do carro pisando em um chão de cascalho fino; muitas árvores margeando o pequeno trecho da porteira até ao teatro quase de arena. Aquele cheiro se tornou mais pronunciado e em uma rápida olhada para a construção de madeira e vidro bem iluminada, Duílio viu meio embaçado preparativos de dois homens que pareciam vestir algo como um uniforme de gladiador romano, pelo menos foi o que ele concluiu.
Tomaram uma forte dose de conhaque espanhol oferecida sem cerimônias avisados que muito bom seria se tomassem de uma talagada só. Forte, que desceu queimando como o inferno que parecia aquele lugar. O dono daquilo que Duílio supôs ser uma fazenda, um haras... Ou um sítio, fez um sinal para que todos acompanhassem-no até um gazebo montado perto da casa principal que a eles não se permitia a entrada, como soube depois.Alguns copos, uma garrafa de uísque americano sem balde com gelo.
Copos de boteco, de pinga, até a boca lhes foram servidos; três doses seguidas sem tempo de piscar.
Simão teve menos desenvoltura nesta hora porque quando se preaparava para a terceira regurgitou desabridamente. Duílio mandou goela abaixo sem fazer careta er por ele comntinuaria ali, naquele gazebo, com homens que nunca tinha visto, para beber a garrafa toda.
"Afinal, ainda tenho um baseado lá no carro. E com este bourbon no sangue vou ficar bem louco!".
Todos os acompanhantes olhavam, direto para o chefe quando este se dirigia para ambos amigos observando a reação de cada um deles.
Passou pela cabeça de simãpo manter-se o mais frio possível, sem perder a fleugma inglesa, depois do vexame do uísque minutos atrás.
"Tinha que começar assim já?! Errei! Errei! Impassível agora, sem esboçar reação alguma e veja o que eu vir não vou mexer um músculo do meu rosto, nada!"
Havia então chegada a hora da regras que sem elas, Duílio e Simão, caso não a seguissem, inexoravelmente, teriam que sair dali não se sabe de que jeito. A coisa era toda muito regrada.
O homem pediu atenção aumentando o tom de voz e o mantendo assim durante a pequena explanação das 3 regras básicas.
"--- Você Simão. Foi quem fez o contacto aqui com o meu braço direito. Achei estranho porque vocês dois não me parecem o tipo de homem que gosta de participar... Bem... Participar não é a palavra. Assistir e sentir com alguns sentidos um espetáculo digno de mim. As regras, e são apenas 3. Simples, diretas e absolutos. Não transijo quanto a elas e uma depende da outra. Vamos à ante-sala, assim já vão se acostumando ao primeiro sentido. Para dar uma prévia"

Nenhum comentário: