quarta-feira, 26 de junho de 2013

83 - ALEATÓRIAS HISTÓRIAS - MAIS VELHO, MAIS FRIO

Reprodução [endereço abaixo]
Acorda minutos antes do despertador e espreguiçando-se ouve o barulho da chuva de inverno que não para há pelo menos uns quatro dias. O barulho dos "pneus na água das ruas, são 2 estradas nuas". Sorri ao recordar-se da música tocada exaustivamente no violão nas poucas vezes que participara de roda de amigos quando ainda não chegado aos 20.

Pés nus no chão gelado e o arrepio indefectível por todos os pelos do corpo, chegando à nuca. A casa acorda junto, como de costume, com seus habitantes demandando carinho, atenção, comida e tudo o que podem e devem. Ele: banheiro, longo desague , mão na parede, rosto lavado e cozinha. Um café preto para bem esquentar o dia e se animar para logo mais sair de casa, rumar para o trabalho nesta longa quarta-feira de reuniões, planilhas e atendimentos aos novos escritores selecionados.

Termômetro marcando 9°C, às 7h10 na capital paulista. A previsão mantém a água caindo do céu por todo o dia, umidade relativa do ar acima dos 80%, com tendência de queda na temperatura, cuja previsão mínima caía abaixo dos dez graus. Informação obtida no sítio acessado quase todo dia antes de sair do castelo indestrutível. 

--- Bom para vocês dois né? Estamos abaixo dos 10!
Miado e latido como respostas, todos contentes porque sabem quando o dono fala com eles.
--- Vão ficar por aqui, no quente, sem frio, sem umidade, comendo, brincando. E dormindo claro!

Quase arrumado depois da gravata, faltando apenas as meias e o sapato, resolve vestir logo dois pares para se proteger do frio de São Paulo na parte do seu corpo que mais sofre com o tempo no meio do ano: um de lã e o outro por cima, de cor preta, combinando com o pisante social. Passando das 8h, o dia permanece meio escuro. O cachecol se faz necessário.
Dirigindo-se ao conselheiro real, que está em cima da cômoda do quarto, fitando com admiração inerente aos gatos, ele conversa (o outro entretido está com a nova bola  de brinquedo).

--- Felino, acho que estou sentindo mais frio a cada inverno que chega em minha vida. Os ambientalistas dizem que cada vez mais planeta segue numa progressão de aquecimento. Será? Eu acho que não. Sinto mais frio. Antes, não era assim: me dava bem no ano todo no sentido de me quedar tranquilo num frio de 5°C ou num calor de 35°C. Hoje, fico com o verão que torra o trópico de Capricórnio, sem dúvida! Quanto mais velho, mais frio? É isto, meu gatão rajado de laranja?

Um afago carinhoso finaliza a sua manhã no castelo que é só dele. No elevador com o ventilador ligado no máximo neste frio todo, não sai de sua cabeça a frase que ele mesmo dissera e que, sim, é verdadeira como o dia que vem depois da noite. "Quanto mais velho, mais sinto frio".

http://www.northjersey.com/news/Tips_to_stay_warm_in_the_cold.html

Nenhum comentário: