quarta-feira, 5 de junho de 2013

79 - ALEATÓRIAS HISTÓRIAS - O PLANEJAMENTO

Reprodução [sítio abaixo]
Pelo meio do ano, o planejamento para o próximo deve estar pronto até final de junho, no máximo até meio de julho, para que a editora se preocupe "apenas" com a edição, impressão e distribuição dosa livros. Havendo o tal planejamento, as possibilidades de acontecerem dores de cabeça ao longo de 2014 são muito menores. No deste ano, estão incluídos uma gama maior de livros voltados ao futebol - o Brasil vai sediar a Copa e, portanto, este segmento deve vender como pão quente em padaria. 

Todos os títulos terão versão, além do português, em inglês e também em espanhol. E a grande aposta de vendas do setor que trata da histórias de todas a edições desde 1930, além das 3 línguas, haverá também em alemão, francês e italiano. Tudo de olho nos milhares de turistas que virão ao país trazendo muitos dólares.

Assim têm sido estes dias: de intenso planejamento para entregá-lo à diretoria até o fim do mês. Ele quer se adiantar, por isto não esperará o prazo limite de 15 de julho.
Tudo transcorre como o previsto e até seu secretário melhorou da leve falta de atenção e já começaram a se entender antes mesmo que profira alguma palavra. "Ele está se tornando um bom auxiliar. Parece que já adivinha meus pensamentos profissionais", pensou em dado momento do dia.
Planejamento... No trabalho vai bem, porque ele faz com afinco. "Sou mesmo um Caxias".

No restante de sua vida, ou seja, nas horas que fora está do grande prédio localizado na região central de São Paulo, este tal planejamento está indo bem também; quase não há desvios de rota, o que garante a ele um sono tranquilo, de paz e pesado: mesmo àquele dia que tivera dificuldade em dormir- uma exceção - porque chorava sem parar baixinho, depois ferrou no sono no outro dia.

Mas vai totalmente bem? Há certas arestas que devem (ou que deveriam) ser aparadas, mas que acontecem à revelia de sua bom vontade que tem com os seres humanos. Boa vontade não significa laços próximos de amizade, significa paciência e tolerância aos pouco que se aproximam. Tanto existem arestas no planejamento que a insistência de Maximiano em lhe falar causa desconforto. E, junto a este fato, a atenção dispensada a ele por Licínio, veterinário do Rex e do Felino, é também algo como um aresta que deve ser equacionada. "Por que tanta proximidade destes 2? Bastam os sonhos nos quais eu sou o comandante e eles me obedecem sem questionamentos. na realidade, tudo isto deve dar um trabalho... Trabalho que eu não planejei".
"O caminho pelo qual devo andar, deixar minhas pegadas, é marcado pelo planejamento", ele memoriza tal conexão de pensamento feita pelas sinapses.

Por fim, pensando ao tomar o café depois do almoço, há ainda a conversa inacabada com o metálico homem que ligara inúmeras vezes para ele nestes dias. Surpreendido com o telefonema, mais ainda quando se encontrarem, ele julga.

http://goldenhopefilms.wordpress.com/

Nenhum comentário: