quinta-feira, 20 de junho de 2013

82 - ALEATÓRIAS HISTÓRIAS - RAÍZES DE UM HOMEM

Reprodução [endereço abaixo]
Pensando depois da saída do trabalho na conversa com Maximiano acontecida dias atrás, deu-se conta que raízes crescidas durante a infância/adolescência devem mesmo ser difíceis de serem superadas, ou ainda que seja, refletidas sob novo prisma. Para ele, muitas pessoas parecem se acostumar com elas e seguem sem mudança. O ex(?) metálico amigo segue à risca velhos conceitos, pelo o que ele apurou depois da conversa, mesmo que ache errado...

"Porque a vida muda, os acontecimentos se sucedem, fazemos reviravoltas... Tudo isto pode acarretar novas formas de enxergar a realidade, até mesmo de não negá-la.. Mas, há raízes tão bem dispostas sob a terra de nossa formação que extirpá-las deve requerer o esforço do forte Hércules em seus 12 trabalhos. Trago aqui em mim mudanças feitas suavemente, de maneira tão leve que percebi apenas depois de um tempo. Também tiveram algumas que foram mais bruscas, de supetão, sem aviso prévio causando mais instantes de incompreensão e dor... É, deve ser assim para todos".

Pegando o metrô, porque decidira andar mais de transporte público para não perder - provavelmente - tempo no trânsito, recebe uma ligação de Licínio, minutos antes de embarcar no trem, já passado da catraca. Nem há tanta a costumeira multidão porque ele saíra da editora 30 minutos depois do horário de costume.

--- Oi. 
--- Oi, tudo bem?
--- Ocupado? Pode falar?
--- Estou entrando no metrô, mas pode falar. Já saí do trabalho.
--- Ok. Tudo bem sim. Você?
--- Também, cansado, mas tranquilo.
--- São dois cansados. E dois tranquilos também!
Seu interlocutor ri do outro lado.

--- Estou te ligando para convidar oficialmente para a inauguração da clínica, junto com a loja.
--- Legal! Agradeço mesmo o convite.
--- Vai ser uma festa no quintal e estou pedindo para que os clientes venham acompanhados dos donos.
Agora é ele que ri

--- Os clientes? Acompanhados pelos donos! Só você mesmo!
--- E não é? Traga o Rex! O Felino não acho prudente trazer. Gatos são mais temperamentais em novos espaços. Mas se quiser fazer uma tentativa. 
--- Não, não. Meu Laranja favorito é mesmo arredio em lugares que não conhece. Se fosse na clínica antiga, até poderia ser. Levo mesmo o estabanado príncipe herdeiro
--- Príncipe herdeiro?
Percebe que nunca falara do Rex referindo-se a ele desta forma. "Agora já foi", pensa de imediato.

--- Levo o cão, mas deixo o conselheiro real em casa, dormindo, que é o que ele mais gosta de fazer. E só não faz mais porque o Rex vive enchendo o saco dele.
--- Conselheiro... Príncipe... Um dia você me conta sobre isto. Sábado agora, às 14h. Marquei cedo por conta de estar frio, tempo meio chuvoso. Assim, todo mundo fica livre para o sábado à noite. Até eu!
--- Estaremos lá, 90%. 
--- Hum, espero que chegue a 100%. Espero você e o príncipe. Abraços.

Mais esta ainda, deduz logo que embarca. 
"É, não são somente as raízes postados em terra minha no passado que são difíceis de flexionar... Estas eu até consigo. Mas e aquelas que adquiri não faz tanto tempo assim? Aquelas que me protegem em meu grande castelo inalcançável? Preciso pensar".

As portas do vagão se fecham e mais 2 estações ele estará em casa, junto dos seus, protegido de todo o resto do mundo para dormir assim que abrir as fechaduras.

http://www.barnonegroup.com/2010_09_01_archive.html

Nenhum comentário: