segunda-feira, 5 de março de 2012

VIAGEM XXXVIII - LISTA DE PRIORIDADES

Reprodução
Como ele não é bom na escrita em desenvolver longos arrazoados com pontos e respostas a eventuais contrapontos, decidiu fazer uma lista de prioridades em sua cabeça. Esta sim, funciona muito bem e logo no começo do dia - bem entendido, no começo do dia 'dele'; na hora em que ele sai dos afazeres comuns e inicia aquilo que ele mais gosta de realizar: vigiar viajando pela cidade os homens/mulheres que habitam este pedaço de chão.
(ele folheia, "virando mesmo as páginas", como uma lista telefônica de anos atrás)
Elaborou certa vez uma lista. Sem compromisso, só para passar um tempo em um dia de insônia (no fim da noite esta fora vencida); à lista, no outro dia, acrescentou as prioridades. Sim, porque uma lista aletória não deve funcionar a contento se não houver um pouquinhio de critério em estabelecê-la. Explicando aos detratores: os critérios para realizar a vigia e os atos são inexistentes, mas as prioridades são criteriosamente elaboradas em sua cabeça; que vez por outra apresenta um machucado cortante (deve ser pelas andanças que faz - sempre há um risco e ele se confirma previsivelmente)... Quanto a estas cicatrizes, elas quase não aparecem. A menos que raspe a cabeça, vezo comum no verão do trópico de Capricórnio. Porém isto - os cortes - é café pequeno. Nada que o aterrorize, nem que o faça desistir; um chapéu ou um gorro... Resolvem.
Porque o verdadeiro horror é a lista de prioridades. Encabeça (unicamente até agora) a mesma os prepotentes, seja de qual matiz for: pelo poder, pelo dinheiro, pela auto-confiança, pela baixa estima, pela alegria, pelo mal-humor, pela beleza, pela inteligência, pela feiura, pela ignorância, pela alegria, pela tristeza, pela força, pela fraqueza... E claro, aqueles que fazem sofrer, aqueles injustos, aqueles que se calam.

Na primeira vez que finalizara a lista, perdeu-se porque todos os humanos se encaixam em alguma categoria de prepotência
--- E não é? As pessoas, por mais míseras que sejam, por mais idiotas que pareçam, sempre possuem um grau de prepotência que os fazem subjugar outros convivas. Não, isto é muito permissivo. Primeiro, os prepotentes; segundo os idiotas que se deixam calar diante destes.
Todos podem encabeçar a lista. O que varia de um dia para o outro são fatores até comezinhos, como a disponibilidade dele, se faz frio ou calor por exemplo. O que acontece é que nunca ele deixa de fazer acontecer algo. Mesmo que a lista não seja seguida ao pé da letra, ipsis litteris, o fato é que na volta de toda a sua tarefa interminável - 'como o sol de todo dia' - algum prepotente fora devidamente enquadrado naquilo que ele perpetra desde tempos... Tempos... De sua adolescência talvez?
Foi neste tempo que tomou consciência da prepotência dos homens com aqueles que lhes cercam.
Então, uma vez aprendido assim - a ser prepotente -, ele usa a mesma para mostrar que quem manda, ou o que manda, não é o alto valor atribuído a este sentimento. Vale mesmo o que ele decidir.
Crê de forma inequívoca não estar comentendo equívoco algum. 
--- Isto melhora o mundo: varrer alguns faz daqui um lugar mais aprazível. Mesmo que tentem se abrigar em esconderijos.
(e ri pela palavra de antanho)

Nenhum comentário: