terça-feira, 27 de março de 2012

REDE URBANA, 300 MIL

Como via de regra, a rede urbana do municípios com mais de 300 mil habitantes também aparece de forma irregular e concentrada. Via de regra porque segue a tendência verificada para o conjunto da população no país e sua má distribuição: temos grandes espaços vazios e muitas manchas urbanas que são verdadeiros formigueiros humanos.
Estes municípios caracterizados/classificados como de porte médio somam, segundo os dados do censo 2010, 79 de norte a sul, de leste a oeste, em todo o Brasil. Apenas os municípios em Roraima e no Tocantins não entraram na lista; todas as demais Unidades Federativas (incluem-se os Estados e o Distrito Federal) tem ao menos um deles acima deste valor. Boa Vista (RR) tem 284 mil habitantes; Palmas (TO) conta com 228 mil.

Amazonas, Maranhão, Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Mato Grosso, Rondônia, Amapá e Acre são as 11 UFs onde apenas as respectivas capitais superam a cifra dos 300 mil. O Distrito Federal é um caso á parte pois possui apenas uma unidade administrativa, Brasília, que não é 'exatamente' município.
Ceará, Pará e Paraíba têm, além de Fortaleza, Belém e João Pessoa, mais uma cidade que supera a marca desta breve postagem. Ressalta-se que nos dois primeiros ambos municípios se encontram-se na região metropolitana das capitais e na Paraíba um deles é localizado no interior do Estado.
Um quadro ajuda a explicar e visualizar melhor todos estes números. Municípios com mais de 300 mil habitantes, RM e Interior:
UF
SP- 21
RJ- 08
MG- 06
PE- 05
PR- 04
RS- 04
ES- 04
BA- 03
GO - 03
SC- 03

Pode-se dizer que as regiões metropolitanas detêm a maior parte deles.
Em São Paulo, das 21 cidades listadas, 11 estão fora da RM da capital bandeirante, o que demonstra uma mancha urbana no interior bem desenvolvida, ao contrário do que visto no Rio de Janeiro, onde das oito, apenas uma delas não está nos limites da RM da capital. Em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul registra-se um empate entre RM e INT; no Espírito Santo todos eles pertencem à Grande Vitória.
Por outro lado, relizando uma contraposição, em Pernambuco apenas um deles não está na RM de Recife e no Paraná dos quatro, três estão fora da RM de Curitiba.

Destes 79 municípios, 53 são localizados nas regiões metropolitanas estabelecidas; incluí-se nesta conta as 25 capitais que estão acima do teto dos 300 mil e Brasília.
Fazendo um apanhado por regiões, somente no Sudeste há 39 destas cidades - quase a metade do total de 79 -, localizada em apenas quatro Estados: SP, RJ, MG e ES. No Nordeste registraram 17, no Sul 11, e finalmente nas Regiões Centro Oeste e Norte seis em cada uma.

Nenhum comentário: