domingo, 13 de junho de 2010

IDOLATRIA IDIOTA

OS VALORES ESQUECIDOS
Na verdade, pode-se dizer de valores relegados a segundo plano ou até relegado a plano algum. O ser humano em sua trajetória de desenvolvimento biológico desde nossos parentes neandertais se apresenta como espécie dominante sobre todo o planeta utilizaqndo-o como bem entende e ao seu bel-prazer. Aqui vai um adendo: Deus, quando permitiu que houvesse vida neste grão de poiera perdido no imenso cosmo, por certo não "imaginava" que os valores por Ele determinados seriam postos de lado. Relegados a um plano inferior na escala de prioridades que o homo homo sapiens elaborou ao longo de sua história.
Não é uma sacanagem sem tamanho que tenhamos que aturar a idolatria a pessoas que são fisiologicamente iguais a você ou a mim? Aí aparece então a questão da inversão de valores cuja expressão máxima pode ser entendida como aquela em que milhões de pessoas idolatram herois (?) do esporte, ou que idolatram os caudilhos populistas travestidos de democratas, ou ainda aqueles que idolatram o bandido em detrimento do (bom) policial.
Não canso de repetir que heroi para mim não é aquele que ganha milhões jogando bola e que ainda tem comportamento questionável sob à luz dos valores ditos médios da sociedade burguesa, nem aquele que ostenta dezenas de porcentagem de boa popularidade. Estes são destestáveis e desprezíveis; não pelo seu ofício que é digno como qualquer outro mas sim por suas atitudes no trabalho de cada dia. Até porque existem os que jogam bola e são avessos a histerias idólatras. Quanto aos políticos... Prefiro nem comentar.
Porque alguns se julgam acima dos outros?
Ratifico que heroi é o bom policial que luta contra os canalhas traficantes, estupradores, estelionatários... É a professora mal remunerada que ministra aulas a crianças quase desnutridas e que nem assim perde o tesão de lecionar; heroi é o operário que atravessa uma grande metrópole para trabalhar e sustentar a família; o casal gay que deseja adotar uma criança; a dona de casa que cuida dos filhos e marido sem dia de folga. A lista é grande, tenham certeza.
Quanto ao resto vê-se que é vezo da humanidade idolatrar imbecis e achar lindo a soberba e a empáfia. O ser "marrento, pegador, fodão" é o que conta.
Não nos resta consolo aqui nesta vida. Pelo menos há a outra vida.

Nenhum comentário: