segunda-feira, 21 de junho de 2010

003 - DUÍLIO E O AMIGO SIMÃO

VIAGEM PARA VENDER
Um estava quebrado. O outro arrumara há tempos um bom emprego - mais um bom emprego - e seguia de traulitada a vida e os outros; típicamente prepotente transgredindo a regra que pela ética não se deve subjugar ninguém pelo $. Mas ele estava endinheirado e transitava a matéria - agora mais ao gosto do mercado de gente - nos bons lugares. Este era Simão, seu amigo de anos, e como ele dizia "de outros carnavais eu o conheço".
Simão afirmava que o único ser que ele se dava permissão para não manter-se arrogante era duílio, o amigo de jogar futebol nas várzeas da Mooca na década de 1970. simão ostentava uma cicatriz no nariz fruto de uma dividida entre os dois... Em times dieferentes naquela única ocasião, Duílo subiu de boca aberta... Simão subiu também e o ambos se chocaram no ar e a arcada eficaz cravou feroz o nariz do amigo.
"Quando eu estou como o Simão, não sei porque sinto duas coisas juntas ao mesmo tempo: uma é que eu gosto muito dele e por isto gosto também do que ele me proporciona de conforto A outra é que não acho muito legal estar sempre quebradaço e ele de bem., claro, deve ter uma pequena inveja por aí né?
Que sentimento ambíguo, dias caras. como eu sou tantas caras nos minutos transcorridos. O lance é que ele sabe que eu tenho esta inveja 'branca'. palavra foda. 
Ontem mesmo ele me convidou para ir viajar e não é para Santos não. ele quer pagar minha passagem para passarmos agosto inteiro dele em Portugal. Roteirizou plano de viagem: visitar a cidade de seu avô, no sul e enmcotrar os Malheiros Ribeiro; primos, tios e tias. tem até um deles que é prefeito da cidade, pequena não tem mais que 30 mil habitantes.
Claro que eu quero ir e estou bem propenso a ir...
lembrei - ma coisa que eu gosto: turbulência em avião. Amarradão em sentir aquele mede que esfria aqueles pêlos que pouca gente vê.
Tenho vontade de ir. O Simão até sugeriu viajarmos dia 5 e voltar 25. só fez uma condição:
--- Duílio, eu pago passagem ida e volta. Isto é de verdade, quede-se tranquilo, ok? Agora, você só tem que arranjar uma grana para passar os dias lá. E nem é tanto assim porque 10 dias vamos ficar na casa da minha tia-avó, solteira, uma casa bem grande. Se vira, porque você não é quadrado.
E o que eu posso vender? 
Alma?
Corpo?
Ou tudo isto e levando de roldão o espírito. Se é que tenho todas estas "coisas".
Que jeito eu vou dar?
E ele? O que vai pensar se eu não conseguir descolar esta grana? Incompetência?
Total. Para quem não tem nada, resta mesmo é ser competente".

Nenhum comentário: