quinta-feira, 23 de maio de 2013

VIAGEM CXIX - O BARBUDO TÍMIDO

Reprodução [sítio abaixo]
Aconteceu um tempo na vida dele no qual a timidez falava tão alto, por todas as cordas vocais, derramava suor, por todos os poros (até mesmo aqueles mais escondidos) e o rubor nas bochechas o caracterizava. 

Ficava vermelho nas faces com um calor intenso em situações quaisquer que tivesse que se apresentar, ou que fosse colocado à prova; e no que pior transformara-se: quando saía à noite para divertir-se e encontrar pessoas. Dificuldades aumentavam na mesma proporção se algum dos amigos quisesse que conhecesse alguma mulher - sim, as dificuldades com o sexo oposto tornavam-se cada vez mais abissais de um fundo de breu frio. Amigos que passaram por sua vida foram poucos: contam-se nos dedos e sobravam dedos de uma única mão.

Sucedeu-se tal calor pelo corpo até seus 30 anos, mais ou menos. Hoje, com quase (quase mesmo!) 40, a timidez é uma característica que lhe define ainda, mas que ele não dá importância dada no passado: ele passa por cima. Desenvolto no trabalho que ele executa, apresentações hoje são dispensáveis, a não ser para cobrar os devidos aluguéis devidos a ele. 

Herança dos pais que deixaram três apartamentos e quatro sobrados, todos perto de uma universidade privada, na Vila Buarque. Não há intermediários - leia-se imobiliárias e corretores sem fim - porque ele mesmo redigia os contratos e tratava de monitorar o andamento dos pagamentos. 

Permitia apenas homens para estabelecer o tal vínculo comercial. Quanto às mulheres, quando tinha vontade, estabelecia outro tipo de vínculo "comercial"; gastava dinheiro comprando horas de algumas delas, às vezes duas ao mesmo tempo e vez por outra, até três; e raramente - foram duas ocasiões tão-somente - contratou dois homens e uma mulher a assistiu tudo de camarote no quarto de um hotel no Jardim Paulista. 

Porém, se enfadava com rapidez atroz de todas elas, não suportando chororôs em demasia, fato que ocorria quando não trocava os serviços oferecidos pelas meninas (elas disputavam entre si quem iria com ele)

Fora muito desengonçado por anos e anos, motivo de piadas e zombaria ("Gosto deste verbo, tão antigo", dizia) no ginásio e colegial. Na faculdade tomou corpo pelos exercícios acadêmicos como os gregos faziam conciliando estudos e práticas físicas. 
Tornou-se um magro com bom corpo - sem músculos narcisos - tampouco sem barriga devoradora e alcoólatra, quase loiro, pelos perto da demasia, cabelo curto máquina 1, barba cheia já há alguns anos. Uma cicatriz, na bochecha esquerda, onde os pelos da barba espessa engruvinhavam retorcidos dava a ele um aspecto meio italianado, que podia ser do sul da Velha Bota.

Portanto, sua timidez fora vencida, mas não esmagada. O suficiente para realizar o que vinha fazendo para tentar melhorar a cidade de São Paulo, única paixão desabrida. As outras fechadas, e eram muitas, guardava para si.
"Podia falar sobre elas, um dia, na frente da câmera. Deve ser bom, assim espanto para longe ouvindo de viva voz... ". Este pensamento recorrente tornara-se nestes tempos.

http://footage.shutterstock.com/clip-3160846-stock-footage-cigarette.html

Nenhum comentário: