domingo, 14 de outubro de 2012

54 - ALEATÓRIAS HISTÓRIAS - ANDANDO NO CENTRO DE SÃO PAULO

Reprodução, edif. Martinelli [sítio abaixo]
Deitado no lugar de sempre (o preferido como todos são), sente um cansaço gostoso e ancestral pelo domingo intenso como há muito tempo não desfrutava. Passeio pelo centro da cidade, a pé, por alguns lugares com arquitetura imponente e até que conservada. Avenidas Rio Branco, São Luís, Duque de Caxias, mais a São João, a Ipiranga; com olhos atentos e pés ávidos por caminhar no dia frio e nublado para uma primavera invernal aqui pelos trópicos onde não há sequer um pecado (situamo-nos abaixo da linha do Equador...). Praça da República com a feira característica tomando toda ela, pessoas que iam, voltavam, vinham, abraçadas, sozinhas, e comiam. Público disperso e alguns destes atentos; todos os tipos humanos que só uma grande metrópole inversamente ensimesmada nela mesma pode ter.

Os ares frios vindo do sul, vindo diretamente da Antártida obrigaram-no a vestir o Rex para o grande passeio de horas com a roupa comprada na loja/clínica do futuro escritor. Comprara uma para o conselheiro também na mesma vez. Ele - o Rex - não apreciou nada, nada, a vestimenta logo quando posta, mas teve que se acostumar sem choro, nem vela. Depois, ficou confortável quando o vento começou a cortar por todo o tempo. Fez novos amigos e cheirou e foi cheirado por todos eles.

Durante o passeio viu a biblioteca Municipal Mário de Andrade perto do viaduto 9 de Julho, nos estertores da rua da Consolação.  Pôde avistar o Terraço Itália pela São Luís e só desistiu de entrar lá porque o quatro patas teria dificuldades em adentrar; observou o edifício Martinelli, o Copan, muitos deles outros. A calçada com o mapa do Estado de São Paulo domina o chão em muitos áreas que transitou.
Não foi tão longe de seu castelo invencível, sua cidadela guarnecida pela "guarda pretoriana" que ele mesmo criara; atreveu-se, por outro lado, a andar seguidamente para que o príncipe quedasse cansado quando voltassem e assim dar um sossego para Felino que andava meio enfadado das brincandeiras do jovem cão. Outro dia mesmo, deu uma reclamada miando mais alto para que a bricandeira cessasse.

--- Vou dar uma canseira em você hoje assim não enche o saco do nosso gatão, o Felino. Você está muito chato para ele, tem que lembrar que o rapaz lá tem sete anos e já é meio tiozão. Mas o senhor fica mordendo, se jogando em cima dele, quando não joga sua bola de brinquedo né?  Resumindo: você é o tormento da vida dele.
(toda esta aporrinhação canina em cima do gato passava longe de impedir que dormissem juntos, grudados, toda noite ainda mais neste frio)

Sua mente esquadrinha, altas horas da madrugada, todo o passeio feito, os lugares e as descobertas e redescobertas feitas pelo Centro expandido a pé por eles. Com a máquina fotográfica digital - desta vez recordara-se de levar - registrara construções, bichos e pessoas. Notou até que tirara fotos de determinados seres com muita vontade porque exerceram algum tipo de atração. "Um estudo antropológico", dizia,
Um café ali, água para o Rex, suco depois, um bolinho de bacalhau, mais água para o companheiro e mais café e assim foi até voltarem para o almoço tardio dominical como sói às vezes que resolve sair de casa. 

Vestido com meiões e um velho shorts de ficar em casa, o frio que sente revigora suas sensações, fazendo os pelos eriçarem: ainda está confortável com a temperatura; sabe, claro, que daqui a pouco irá para o quarto percorrendo o corredor de luz mortiça e aconchegar-se no quarto pela cama desfeita anteontem.
"Foi bom passear pelo centro, acho que me fez bem", pensou.
Seus amigos de espaço já estão lá, no tapete grosso felpudo. Ele ainda não. Adormece gostosamente acordando no meio da madrugada com os braços e ombros frios; trata de levantar-se catando cavaco... Tontura. Reconforta-se quando vê os bichos quentinhos e os pesados edredons esperando-o, e então, o corpo se joga pronto para viajar sabe-se lá por onde depois do passeio ali por perto.

http://www.behance.net/gallery/Old-downtown-Sao-Paulo/2246040

Nenhum comentário: