quarta-feira, 19 de setembro de 2012

49 - ALEATÓRIAS HISTÓRIAS - A MARGEM, O DIA

Reprodução [end. do sítio abaixo]
Margeando um litoral que alterna forma  retilíneo e recortada em uma embarcação com mais 30 pessoas, ele vê um dia de sol como o dia de sol que lhe poderá resgatar toda sua vida e transferir-se de sua posição de retumbante fracasso para glorioso sucesso no avanço por novas terras que de antes... Ninguém sabia de quem era, nem mesmo se existiam e se sim, qual tamanho.

A viagem faz dias, com mar calmo, um dia somente com ondas de nem 0,5 metro, e nos outros uma calmaria - extenuante talvez. 
Hoje, todo o litoral está envolto em densa névoa, porém sem reentrâncias agora.
Pairando acima dela, talvez uns 2 quilômetros terra adentro um monte que se sobressair pelo paredão voltado ao leste, de onde vem a expedição, por isto consegiu detectar como sendo aquele monte já mencionado nas cartas cartográficas - ou arremedos destas - de décadas atras.

"Mais uma nova terra para nós, para este povo que é meu, que sou eu e que a serviço estou e que nunca volta sem uma conquista exterior". 
Viu-se então todo paramentado como um chefe de marinha romana a conquistar o litoral e depois abrir caminho para os soldados em terra para se apoderar da Britânia pelo centro, chegar a Gales, correndo para o oeste, avançar à Caledônia ao norte até chegar nos montes do centro desta e se possível estender mais; havia planos de invadir a Hibérnia, consolidada a posição na grande ilha anterior previamente.
Não pode se permitir a errar e errar querendo tudo agora, uma coisa seguida da outra. Tudo deve ser pensado, planejado e para tanto, "eu tenho que saber dos inimigos".

"O que sei fazer bem, ou melhor, sei mandar fazer bem, porque meu informante é leal, característica mais confiável que sua fidelidade. Eu vivo de lealdades e o resto é o que sai deste sentimento, desta postura de viver".

E é o que esta fazendo procurando um bom loca de ancoradouro e olhando todos os tripulantes oa mesmo tempo do segundo posto mais alto da esquadra composta de mais 30 galés.
Queria logo estar em terra, tomar posse, começar a contruir uma cidade e mandar logo notícias para o Centro e testemunhando em pergaminhos a grande conquista.
Mais uma, mas isto não é novidade, por certo.
mas é a maior ilha até agora feita romana sem compração com Creta, Sicília ou Sardenha... Maior, muito maior e que precisará ser dividida para melhor ser controlada contra os terríveis bárbaros do extremo norte.
Não há bom ancoradouro, porque a segurança para aportarem ainda é pouca.
Vendo seus soldados-companheiros (o tratamento que usa para falar a eles), logo abaixo, manuseando peles e cordas, um rosto bem conhecido; logo mais à esquerda, mais um destes que lhe parecem bem antigos.

Ao acordar todo empapado de suor, mesmo que pelado estivesse, lembra-se do sonho e os dois rostos conhecidos - agora com clareza - são nomeados os mesmo de outros anteriores: o veterinário e o concursado. Deitado no chão, mas na sacada, toma uma leve brisa que o refresca e o acordar é soberano: boca seca, garganta colada.

Nenhum comentário: