segunda-feira, 23 de julho de 2012

VIAGEM LXII - ASFALTO GOELA ADENTRO

Reprodução, o asfalto
Um tapete de asfalto e o semi-novo sedã de velho se faz andar sorrateiro, enquanto desliza pelos quilômetros que levam seu ocupante a percorrer de cabo a rabo bairros mais distantes desta grande urbe de falantes - aos milhões - de português.
Teve sorte e o carro vai por ruas e avenidas de milhões de buzinas sem cessar, por onde o tal poder público observou a deterioração e recompôs o chão por onde passam os pneus nus, zunindo a mais de 60 km/h, 80 km/h, com alguns dos imbecis alvos, por ele, de sua ira que não ri, nem é santa.
Zona Sul à zona norte cortando por Santo Amaro, entrando na Bela Vista, chegando no Jaçanã e daqui a pouco à Serra da Cantareira.

--- Existe ainda o trem das onze? É uma boa pergunta por onde andam os trilhos que fizeram tanto sucesso pelo Brasil todo, até na terra "de umbigo" que se proclama como sendo o... País. Eu sou daqui e não sei mais deste trem. Quando eu era criança tinha um resquício de bonde ali na Pompeia. Passeei e brinquei muito pelas colinas do bairro, sempre tinha lugar bom se esconder. Agora... é só asfalto mesmo.

Outros ultrapassam os 80km/h e com suas máquinas vindas de além-mar destronam os pequenos do trânsito usurpando a vida de alguns. Deve gostoso isto para eles, só pode ser; um falocentrismo automobilístico decerto.
Destes, ele quer muita proximidade. Nestes, haverá dor sem ganho. A estes, o que os espera é o gosto de piche penetrando goela adentro, calcinando sua vias aéreas até os brônquios.
Para espantar o frio de São Paulo, um cafezinho daqueles coados em coador de pano em um boteco do centro antes de seguir viagem feito tatuagem que não sai de sua cabeça. Gosta quando o local está cheio e com muito barulho e prefere quando mistura os públicos da metrópole em poucos metros quadrados.
Porque tatuagem não sai lavando, nem esfregando (dá para arrancar com laser...); e seu trabalho não termina, nem hoje, nem amanhã, nem nunca. Relaciona sempre uma coisa a outra.

Açúcar, o mínimo, e sem afeto, que possa parecer uma leniência com os carrões turbinados, ou "tunados, como se diz por aí", profere em voz alta. O doce da vida é ver que alguns podem amargar bons minutos de sofrimento e dor conforme não aprenderam durante toda a vida. A distribuição do atos pela cidade, de sul a norte, obedecerá - como sabemos - aos critérios que lhe vierem à mente na hora, incontinênti. E como hoje quedava-se animado e disposto para realizar o que fosse, esperou não sem muita 'espuma pela boca', ultrapassar a ponte sobre o rio Tietê.
Tudo pronto; a luz azul do rádio quase fenecia, meio mortiça; seus olhos brilhavam de ansiedade assim que chegou.

Nenhum comentário: