segunda-feira, 7 de maio de 2012

VIAGEM XLIX - DESGOVERNADO

Reprodução, Pinóquio
O que é o ingovernável?
Uma paixão "cruel, desenfreada" ladeira abaixo?
Um assassinato? Um suicídio?
A mente da cada um é ingovernável? Os ideais de um homem?
(ou é tudo fantoche, uma grande mentira?)
Roubando esta cena - que poderia ser burlesca, mas é real e patética -, vem aqueles que se dizem os praticantes da governabilidade extrema, com rigor de austeridade que nem mesmo o canalha alemão nascido na Áustria poderia imaginar (e notem que o 'talzinho' governou ferreamente até ser destronado... Isto é que é patético: eles sempre caem, não antes de maltratar muitos de nós; mas caem)
Quem está lá encastelados em suas cidadelas protegidas da grande turba de desgovernados esquálidos não tem a noção extara do que é estar no maior grupo e ter muito pouco para disputar; o que repete os caras lá do alto das torres controlando o 'resto'.

Governar suas vontades e anseios traduz-se mitologicamente como os 12 trabalhos de Hércules: de tão difícil, os desgovernados supõem ser impossível. Afinal, estes são "fracos" e quando assim, é para sempre. Mas o grande herói e semi-deus grego fez com aplicação que deve ter assombrado até mesmo Zeus, olhando de cima do Olimpo.
Maiorias aqui, minorias lá, empate acolá. E vamos parar onde diante destes números, porcentagens, X casas depois da vírgula, coeficientes...? E os corações que ficaram pelo caminho? (estes têm agora uma linhagem de 'perdedores'?).
Negocia-se tudo: negocia-se a vida, o amor, o corpo, a mente, a ética e a moral de cada um. Recorrendo novamente ao grande passado grego, todas estas negociações são como o canto das sereia no Egeu de tormentas: você vai morrer de alguma forma. Este morrer - sem ressurreição - em nossos valores é uma morte lenta, a conta-gotas e transforma-o em mais uma da grande massa de desgovernados.
Seremos então ingovernáveis us contra os outros em uma rinha de terra onde haveremos de nos defender com as esporas colocadas forçadamente para que possamos ser governados pelos mentirosos que existem e que comandam o mundo e os sentimentos.

Nenhum comentário: