segunda-feira, 28 de maio de 2012

MAIS 2 TRECHOS DE 1CONTO

2 trechos do conto "Enredando Valores; narra os preparativos de uma escola de samba para o desfile no Anhembi, em São Paulo, desde janeiro até o grande dia. A história gira no entorno do personagem principal que é o presidente da agremiação; outros personagens são secundários. ele tem um jeito muito especial de comemorar".

Durante as reuniões do maldito conselho ele se arrependia toda vez em que uma começava. Estes ares democráticos foram implantados em 2003, no primeiro ano de sua gestão, pois via uma forma de assim conversar e ouvir mais a velha guarda. Ele crê que o homem só chega ao consenso pelo exercício da massa que está dentro da cabeça; se quisesse poderia dissolver o conselho de rapina e governar por decreto porque conta com apoio amplo no “lumpen proletariat” da agremiação. Mas não o fará, pelo menos não em 2011, um ano após sua reeleição (apenas uma é permitida). O arrependimento advinha da razão de que nos ‘encontros’ aconteciam discussões impróprias e muita masturbação mental. Um dos abutres, o mais novo deles, com certeza se oporá ao padrinho porque, ainda que jovem, é de uma teimosia rara. Um asinino empacado no meio do caminho dos tropeiros. O problema, mais um, é que este controla outros dois votos, fora o dele obviamente.

Só que o plantonista de carniça não conta que hoje o presidente vai bater de pau duro na mesa e bancar a controversa mudança.

Tal hora da bendita reunião não chega. E ele conta com algum tempo para efetuar pressão em uma das esganiçadas. Há moeda de troca no caso porque a citada desfilará no mais alto carro alegórico, o da 5ª ala, e a fantasia é a mais cara dentre os 3.300 integrantes da Unidos. Então... Ele tem bons motivos para convencê-la.

E, em se tratando do conselho... Consistia em 10 membros heterogêneos em vários aspectos. Os mais decanos possuem uma posição perigosa no que se refere às mudanças como esta da bateria, quesito tão tradicional em qualquer escola. A bateria nota 9,5 em 2008 causou impacto. Até hoje este 0,5 ponto perdido foi porque o maestro reticente era em promover a famosa evolução – e inovação - no recuo que todas as outras fazem. 

Parente de um anterior fora convencido ao longo do ano que a evolução tinha que ocorrer. Argumento de convencimento foi que em dois anos como mestre da bateria ele já teve um 9,5. Imperdoável. Seu cargo ficou na corda bamba em ultimato até julho. Curvou-se e acabou por gostar da idéia e promoveu um recuo bem ensaiado e em seu entendimento inovador. E há que se registrar que a bateria conta com 30% de mulheres, índice inigualado por nenhuma outra.

(...)

Pelo menos nas cores oficiais não haverá mudança, o que ele também nem deseja: laranja e azul celeste. Todas as seis alas terão variações nestes dois matizes indo do pastel até o brilhante. Prata era uma terceira cor não oficial, todavia compunha-se bem com as outras. Confessava a si mesmo que as fantasias dos destaques e a montagem dos carros alegóricos, quase prontos, nunca estiveram tão aprumadas e luxuosas. Uma das gralhas, aquela do destaque – o mais alto a quase cinco metros de altura - contemplava um esplendor raramente encontrado nas escolas paulistanas. Porra, caro que só vendo. E é lindo que dói.

Ambas as cores foram incluídas, ou melhor, substituíram as anteriores logo em 1964 quando do golpe de Estado contra Jango – contra o Brasil, na verdade: vermelho e branco. Não pelo branco, evidente, mas o vermelho sofreu certa pressão do ‘querido’ e ‘amável’ DOI-CODI de São Paulo. Disseram à época que não pegava bem uma escola tão representativa ter o vermelho como oficial e que algum ‘desavisado’ poderia relacionar com a cor dos sovietes supremos de 1917. Hoje ele vê como engraçado o fato do bolchevique Lênin poder ter seguidores com samba no pé... Na “intelligentsia” da agremiação a história sempre é motivo de picardia.

Bem, a reunião começa. A qüinqüelíngüe lê a ata anterior para certificar os participantes quais as deliberações feitas e a pauta da reunião de hoje. Enumera os itens. Ele, na cabeceira da grande mesa de vidro blindex fumê observa, entremeado de goles d’água, as reações da mula empacada e de dois possíveis de serem cooptados. É a harpia monitorando os abutres. A reação dos intransigentes está sendo como ele esperava e pensava durante a tarde toda. Vociferam contra acrescentar um padrinho junto à madrinha da bateria (ainda bem que o samba-enredo escolhido em junho teve maioria aclamatória inconteste no conselho e na final realizada na quadra em uma noite de sábado de garoa e frio intenso). Pensou que menos mal. Quanto à mudança, ele refletia, podem falar e gritar porque será do jeito que ele quer. Esperneiem, descabelem-se, urrem e xinguem.

Nenhum comentário: