segunda-feira, 23 de maio de 2011

SÃO PAULO QUE EU ADORO TANTO

Janela aberta ao Planeta
Azul do céu hoje está desperto iluminando aqui os habitantes da cidade de São Paulo sem escolher quem ou onde. Pode ser lá no Grajaú ou em Vila Nova Conceição, passando pela República e chegando até ao Jaçanã. São Paulo, abstraindo sobre o tal céu que não tem preconceito, é um urbe que abriga mal ou bem a todOS; mas abriga.
Gente de todo o lugar do mundo e do Brasil. No último censo feito pelo IBGE foram listadas mais de 130 nacionalidades de pessoas que aqui vivem. 130! É muita gente diferente. Portugal, Espanha, Itália, Argentina, Paraguai, Nigéria, Estados Unidos, França, Japão; ainda têm Bolívia Coreia do Sul, Angola, Líbano, Alemanha, Israel... Estas são algumas das nacionalides que logo nos lembramos.
Porém, há gente aqui da Guatemala, Canadá, Romênia, Ucrânia, Egito, Vietnã, Índia, Arábia Saudita, Senegal, Marrocos, Austrália. Estranhos? E o que falar da Namíbia, Suécia, Cazaquistão...
Vejo a diversidade paulistana como o maior símbolo desta cidade que, ao contrários de algumas, não é ensimesmada no próprio umbigo. São Paulo não tem uma cultura tão-somente, não tem um tipo seja lá do que for; cosmopolita creio que seja o melhor adjetivo para substantivar o "paulistano".
Não falei sobre os brasileiros que vivem aqui; tem gente de todo o lugar do Brasil! Cidades que nunca ouviríamos falar e que aqui estão representadas.
E eu, do interior, a 160 km daqui, de Piracicaba "que eu adoro tanto...", somos centenas de milhares de "caipiras". Bom, contando que São Paulo tem 11,2 milhões de habitantes é bem provável que cheguemos a mais de milhão.
Tenho tesão nesta cidade. Aqui cada um pode escolher ser cidadão do mundo.
ps- O título eu emprestei do hino de Piracicaba

Nenhum comentário: