segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ensaio poético

nas noites dos invernos de minha vida
tantos sozinho que nem me lembro mais como é deitar em uma 
cama quente
do calor de quem se ama.
Vejo que o tempo passa e no inverno ele passa com mais vagar
que em uma futura velhice ficaria de bom tamanho
mas agora, o tempo no frio paulistano faz o tempo passar com vagar
e o frio dói consumindo... Consumindo.
Corta pele como a lâmina do mármore que 
está ali, no museu em frente ao meu apartamento
fina, gelada, sempre ali... Esperando, pacienciosa
fez um acordo com o tempo neste tempo de frio - lentamente vigiar a minha vida
fazendo-me soer que nos próximos que virão
serão como aquela lâmina
fria e gelada.
Estática só ali mesmo, me assistindo de um local que não posso chegar.
Na cama fria coberta por edredons de volume gordo 
que amontoados poderiam ser um corpo, uma pessoa, meu amor;
quando eu chego em casa e eles estão ali, iguais, estáticos e gelados - como
no acordar, espreguiçar, levantar e sentir o frio nos pés - horas
a esperar que eu me deite e possa então aquecer a cama;
bato os olhos pela janela e vejo o mármore frio refletindo a garoa sob a luz do poste, 
não há ninguém lá fora.
Tiro a roupa, me embrenho entre os edredons
e também sem ninguém me faço dormir.
Não há ninguém aqui dentro. 

Nenhum comentário: