quarta-feira, 12 de maio de 2010

TUDO É INDIVIDUAL

NADA PESSOAL
E aos desesperados? E aos solitários? E aqueles que já perderam tudo?
O que fica para eles? Não sobra muito e por vezes não sobra nada. 
Claro que nesta sociedade desprovida de valores humanistas -e que por certo quem vale são aqueles provêm lucro - fala-se que deve-se lutar e criar sua próprias oportunidades; que cada um deve lutar por si próprio e não esperar nada de ninguém porque não vem mesmo.
Fácil dizer que cada um procura para si aquilo que quer e por conta própria, faz aquilo por que quer. Afinal, somos indivíduos "únicos" e portanto é cada um por si e Deus para todos (ufa, Ele pelo menos vê desespero, a solidão, a luta, a perda, o choro...). 
Individualidade é palavra chave um sistema que valoriza tanta coisa em detrimento daquilo que nos torna mais verdadeiros e mais próximos dEle: solidariedade.
Hahahahaha. Parece piada daquelas bem idiotas sobre loiras, gays, judeus, negros e "afins". Porque a solidariedade passa ao largo da maioria dos seres humanos já que assim foi ensinado (disfarçadamente, mas foi) e assim deve ser mantido o sistema em que cada um vive e luta com as armas que tem.
"Se você não fizer, ninguém fará por você". Sim, isto é uma verdade única; o que não exclui a compaixão, o entendimento e mais, não exclui ser um bom interlocutor/ouvinte. Cada vez mais as pessoas estão mais apressadas e ensimesmadas com seus próprios problemas relegando e delegando aos outros o que não lhes é, supostamente, devido.
Então o sofrimento e a dor do outro não me são devidos?
O outro que se ferre de verde e amarelo?
"Não é comigo mesmo. Então, ele que arque com as consequências".
E não é que este pensamento é o mais posto em prática pelos habitantes da Terra?
E aos desesperados? E aos que sentem dor seja física ou emocional? E aos desvalidos? Aqueles com frio, com fome, sem dinheiro, sem emprego; aqueles com empregos indignos? E aos assassinados em guerras injustificadas (e há alguma que se justifique?)? E às mulheres estupradas? E às crianças de infância perdida?
Bem, a estes joga-se a mão pesada do sistema. Não dão lucro, ou o que é pior, às vezes dão lucro para algumas pessoas.
"Ora, eles que resolvam por si próprios".
Soa como dizer nada pessoal.

Nenhum comentário: