sábado, 11 de julho de 2009

O PODER FAZ APODRECER

INTOLERÂNCIA
Ditaduras sejam de direita ou de esquerda são incompreensíveis para mim. Porque querer ter este controle sobre a vida das pessoas? Mantê-las sob jugo faz o “responsável” ser mais feliz, mais “mandão”?
Não me refiro apenas às ditaduras com viés político apesar de que estas são as piores e todo o controle advém dela, mas... E aquela ditadura sub-reptícia, aquela que é velada? Refiro-me ao pensamento dominante de uma determinada classe (bem marxista o termo...) que dita as regras do que pode, do que não pode, do que é legal, do que não é legal.
É um modo duro de se viver. Se você não possui determinadas características, bens você não serve e deve, portanto, se adequar.
Pode-se então amarrar a idéia de ditadura àquela que faz de você mais um - apenas mais um - ou ainda, o que é pior, reduz você a nada.
A moral na sociedade humana serve para privilegiar os fodões. A justiça serve a quem tem mais poder monetário, o mercado de trabalho pertence aos mais jovens, ganhar dinheiro está ligado a trabalhos nem sempre honestos.
Vi uma notícia que o ainda arremedo de ditador na Venezuela quer patrulhar também os canais fechados de televisão. A razão é que estão tentando desestabilizar o “status quo”. Incrível como o ser humano apresenta uma dificuldade sem tamanho de conviver com opiniões deferentes, modos de viver outros...
Porque não podemos discordar? Ou melhor, a gente até pode, mas não deve não é mesmo.
Este Hugo Chaves ainda vai afundar a Venezuela e de roldão pode levar outros países menores para o fundo.
Sejamos mais tolerantes com os despossuídos de capital, com os negros, com os pobres, com os gays, com os deficientes, com as mulheres, com os velhos.
Tolerância não é leniência. É saber conviver com aquilo que é diferente de nós.
Políticos e detentores do poder costumam ser intolerantes. O que é bem típico deles. O poder apodrece o coração e as idéias.

Nenhum comentário: