segunda-feira, 6 de julho de 2009

HUMANO CIRCENSE II

A HUMILHAÇÃO E A VERGONHA
É possível que creiamos que um espetáculo dantesco como de aprisionar animais em circo para serem aviltados de forma ignorante em sua dignidade seja um fato aceitável? Ir lá e ver animais – sejam selvagens ou domesticados pelo bicho homem – fazendo gracejos ou perpetrando uma “luta combinada” ou obedecendo a ordens por comida traz o que? Uma antiga saudade da dominância ancestral, na qual os homens lutavam mesmo pela sobrevivência com espécies outras? Ou mesmo um circo de horrores? Sim, porque é um horror o que se faz com as pobres criaturas. Reitero aqui: dinheiro compra tudo e para estes boçais compra a dignidade do bicho.
Que feio para nós homens, não é? Vergonha. Que cultura é esta que expõem os animais a um mero passatempo para humano ver?
Circos são feitos – em meu entendimento – de artes humanas. Artistas compõem o universo circense tão caro para as crianças e grupos de adultos: acrobatas, malabaristas – fantásticos!, – palhaços, o globo da morte – eletrizante! –, mágicos – sem coelhos/pombos –, e todos os outros que não me ocorrem agora.
Respeitável público é aquele que não pode compactuar com a presença de bichos no circo. É um cerco ilegal, imoral e medonho. Este mesmo circo de animais que é mais uma forma de imputar a eles sofrimento e humilhação.
Quanta humilhação. E quanta vergonha eu tenho.

Nenhum comentário: