sábado, 4 de julho de 2009

HUMANO CIRCENSE I

DA SÉRIE HUMANOS CONTRA ANIMAIS
Revela uma podridão disfarçada de alegria. Motivo bem simples que faz os defensores desta prática sem nome vociferarem a favor dos animais em circo. O que difere tal prática dos costumes antigos dos humanos em realizarem espetáculos de crueldade? Ora, sem meias palavras para aqueles que defendem que os animais “criados” em circo são “felizes”. Quanta papagaiada. Podridão porque expõem os bichos à fanfarronice daquele que lá, muito macho, domina o leão, o tigre, o elefante, a lontra e todos eles. Quando o tigre abocanha o treinador alguns vêm dizer que “animal selvagem” mata o treinador. Mas queriam que fosse diferente? Alegria porque as pessoas se divertem, as crianças sorriem, o circo proporciona felicidade, mesmo que tênue. Crianças devem saber que os bichos devem ficar onde nasceram, ou seja, devem viver onde... Vivem.
Porque este espetáculo um dia tem que ser proibido de forma definitiva. Já é mais do que tempo de resolver a questão e assim, se possível, educar as pessoas a tratarem os outros convivas do planeta Terra de forma mais responsável e com um olhar não viciado, por que destes vícios quem amargura sofrimento são as outras espécies.
O que me lembra especismo. A única espécie - a nossa, homo homo sapiens - a praticar, ou melhor, inventar e consumar esta exploração tem uma visão que, em última instância, se refere ao dinheiro. Ou vão querer nos enganar que os animais estão lá no circo porque... porque... porque? Não há um porquê. Razão de tudo é o dinheiro.
Um passo adiante foi dado nesta prática ignominiosa: um projeto de lei no Senado, em trâmite na Comissão de Educação e Cultura, proíbe que circos mantenham animais em seus "quadros".
Para quem quiser se informar a respeito, dá uma olhada no: http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/noticias/index.phtml?id_conteudo=198967
Continua...

2 comentários:

Carolina Khodr disse...

Excelente! Carol tbm é contra animais em circos e qualquer tipo de abuso, cruel ou não!

Carolina Khodr disse...

Excelente manifesto, Parra!! Carol também é absolutamente contra circos com animais! Viva a arte, não à crueldade!