quarta-feira, 4 de setembro de 2013

VIAGEM CXXXVII - UM MELHOR LUGAR; SOMOS TODOS SÃO PAULO

Reprodução; de longe por SP [endereço abaixo]
Somos todos nós, São Paulo!
Do mundo. Do Novo Mundo. Do subcontinente. Do Brasil. Daqui. E de onde você que lê, está!

Aqui é a verdadeira capital deste país continente que debruçado em milhares de quilômetros no oceano permite que lhe lamba suas costas, avançando falicamente pelo continente sul-americano, quase ejaculando nos Andes; não faltou muito para chegar lá. Brasileiros espraiaram-se. Paulistanos do passado construíram o território.

Para lá e para cá, influenciando o Brasil, em todas as regiões, concatenando este país por todos os extremos. Paulistanos avançaram e rumaram desconhecido adentro. Cresce a cidade, expande, ajunta, gruda: nada antagônico tais conceitos sobre a cidade de São Paulo; paradoxais sim! Complementa o gigante afro-europeu com pinceladas asiáticas para misturar ainda mais; e dá alma ao gigante, enriquece, avoluma com rapidez como um em adolescente acontece por percepções sensoriais - visuais, tácteis e auditivas.

Que existe toda esta percepção por aqui na grande urbe, dos milhões. Transitando por cantos recônditos, escuros e obscuros, outras vezes como ágoras imensas e esplêndidas, iluminadas pela satisfação desta gente.

Veloz e respira. Mais veloz, mais respira. Gera muito $ a velocidade e gera muitos encontros e desencontros; eu fico com os primeiros: são mais quentes - mesmo neste inverno que anda judiando - e fazem estremecer sem o tremer de frio pelos segundos do desencontro que acontecem... Mas que devem ser esquecidos.

Ejaculando vida, molhando a terra - opa, o asfalto - querendo o prazer e o gozo que advêm de todo toque, todo esbarrão que por aqui acontece; muitos que perdemos as contas e fazê-las nos dedos tornar-se-ia inglória tarefa.

Não somos insulares, tampouco temos praias, o oceano nem tão distante não chegou até aqui. Faltou pouco, mas tivemos que subir no lombo de mulas serra acima. Estamos portanto bem acostumados com as dificuldades - as reais e as inventadas.
Temos mais do que ser banhados languidamente com aquela preguiça de preconceito. Não, aqui nós temos a or de nossa pele, seja qual cor for. Raios UVa e UVb não coram partes do corpo de torpor em areia, lagarteados. Douramos em parques e nas ruas, praticando esportes de bermudas quase nus ou ainda com engravatados lutando por vida melhor e que "brincam" paramentados.

Este exército de paulistanos não é de um homem só, nem é uniforme verde-oliva igual na fala, nem no jeito, nem no trejeito, nem no sorriso. Menos ainda na vontade e na gana; diferenciações, similaridades. Mais uma vez, parece paradoxal... E quer saber? É mesmo!

Versos já foram feitos e desfeitos, alguns deles sempre lembrados outros meio esquecidos... Que gritamos como sendo nossos versos de vencer, de lutar, de amarrarmo-nos em um grande encadeamento paulistano. 
Entre vários lugares, dentre inúmeras cidades do lado de cá e do lado de lá, aqui vai o meu grande apreço, o meu grande amor ao melhor lugar de todos: é você, São Paulo.

http://lab.org.uk/uprising-in-brazil-an-extraordinary-moment-for-change

Nenhum comentário: