sexta-feira, 30 de agosto de 2013

94 - ALEATÓRIAS HISTÓRIAS - NA DATA CERTA?

Reprodução calendário romano [endereço abaixo]
De novo, mais uma sexta-feira e o telefone durante estes dias nada mais revelou sobre os recados enviados: não veio nada. Em uma era cibernética, de fácil comunicação, ele ficara nestes dias sem poder raciocinar quem poderia ser o mandante das mensagens. Em plena era de mídias alternativas aos montes, ele ficara sem receber uma pista sequer.

"Se é assim, para que ter nascido no século passado e ter sobrevivido até neste, hein?. Estou mais perdido que achado. Por que não lá trás, em séculos e séculos atrás? Talvez fosse melhor".

"Acho que nasci em tempo errado. Quereria ter podido escolher quando e onde nascer, mas sei que ninguém tem esta chance. Esta prerrogativa não nos foi dada, a nenhum de nós homo sapiens sapiens. Se eu pudesse, certo que teria nascido na época do auge do Império Romano, no século II, sob o reinado de Trajano. Seria o chefe da guarda pretoriana. Imperador nem pensar. Do Golfo Pérsico ao norte da Inglaterra. 

Teria feito a cabeça do imperador para centralizar esforços mais certeiros em determinadas áreas, assim, a extensão de milhões de quilômetros quadrados aumentaria. Invasão retumbante na Escócia e na Hibérnia, que ainda não se sabe porque os romanos não chegaram a ilha. Eles sabiam da existência da atual Irlanda, mas nunca invadiram...".


Em uma mesa bagunçada, papéis, canetas, pastas, telefone, computador, interfone, objetos pessoais, há um calendário de 2013, indo já para o fim de ano. Sim, porque terminado agosto amanhã, o fim de ano estará bem próximo. E claro, uma réplica de um antigo calendário da Roma Antiga.

Verdade que ainda está a esperar alguma mensagem para esclarecer o que lhe causa nebulosidade em pleno dia de nuvens por São Paulo, parece que houve uma combinação. Olhos fixos no calendário e mão no celular, disperso por alguns minutos.
Pensa que se fosse no passado, quem mandou as mensagens... Ou não teria mandado, ou teria falado cara a cara, como se fazia anos atrás, e assim teria sido melhor e menos aflitivo.

Ausenta-se da sala por instantes para um café coado no andar debaixo - seu predileto - porque enjoara do expresso da máquina colocada logo na saída de sua sala: amargo feito fel. Não demora nem 10 minutos. 

--- Chefe, seu celular soou um alarme agora de pouco. Ouvi porque deixou a porta aberta e o som está, deve estar, em volume altíssimo.
--- Altíssimo? Só você mesmo. Valeu, vou verificar.
--- Lembrando que a reunião começa logo às 11h. Está tudo pronto na sala, eu mesmo preparei o equipamento e os slides em power point. Como o senhor havia pedido. Dez minutos antes estarei lá. E o café não vai faltar, como da última vez!
Fala em um tom de auto-satisfação
--- Senhor? Para com isto. Só relevando... Ok, me avise na hora que estiver saindo. É bom que você vá também porque estudamos juntos o planejamento e as ações afirmativas para o 1º semestre de 2014. Seu apoio vai ser importante. Estaremos em uma arena com feras famintas. Não é o Coliseu, mas é quase.
Riem ambos.
--- Sim, vai ser uma luta, uma boa luta. Estarei lá e vamos ser aprovados porque é o melhor planejamento feito desde que entrei na editora há sete anos. Sim senhor! Ops...
Riem de novo.

9h33
"Oi, está chegando o dia, sabia? Vc vai me conhecer, talvez neste fds mesmo. Mas eu aviso, pode ficar tranquilo, porque sei que vc gosta de descansar e dormir quando ñ está no trabalho. Até daqui a pouco. Bj".

--- Cacete! Pelo menos isto. Tomara que não demore, tomara que seja amanhã.
Como havia deixado a porta aberta, o secretário aparece na entrada, mas não entra.
--- Chefe, me chamou?
--- Não. foi um pensamento de guarda pretoriano em voz alta mesmo. Eu te falei: aqui é uma arena! E a data pode estar certa. O tempo pode ser este.

O secretário sai sorrindo e fazendo uma cara de quem fica sem entender muito o que o seu editor-chefe quis dizer com a frase.

http://www.calendario.cnt.br/cal_romanos02.htm

4 comentários:

Lina Angélica Gumauskas disse...

Gostei...

Lina Angélica Gumauskas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Rico... Muito legal!!! Fora o que vc nos oferece com seu conhecimento. Obrigado!

Unknown disse...

Rico, muito obrigado por compartilhar conosco tamanho talento e nos mostrar histórias incríveis. Abração!