sexta-feira, 23 de agosto de 2013

93 - ALEATÓRIAS HISTÓRIAS - O MAPA DA CALÇADA

Reprodução [crédito abaixo]
Sexta e que seja uma boa sexta no fim de noite para ele. Voltando do trabalho em suas divagações mil, resolve ir a pé e caminhar cerca de 40 minutos - a distância sem pressa até sua casa. Mesmo que cansado esteja e com um pouco de dor nos pés, caminhar livremente sem ter que pegar metrô - embora mais rápido e mais seguro talvez... - para poder parar pela padaria, pedir uma pizza ou mesmo seguir direto sem parada alguma.

Recém comprado, seus sapatos lhe apertam os pés. 
"Devo ter o pé esquerdo maior que o direito, só pode ser. Direito 42 e esquerdo... 42,5. Este 0,5 faria toda a diferença para o meu pé. Até amaciar o pisante preto, vou criar bolhas no calcanhar e no dedinho. Mais meio número e estaria ok".

Pelas calçadas com formato do mapa do Estado de São Paulo em pedras pretas e brancas, ele avista, tirando os olhos para cima em um instante, seu prédio, de construção dos anos 90. 

"Estão as pedrinhas pretas mais para cinzas escuras e as brancas mais para cinzas claras. Nunca havia pensado nisto, que ela vão mudando de cor: sol, chuva, frio, gente que suja, carros, gente que anda. Mesmo assim, a calçada fica bonita. Jamais vi outra assim, uma que tivesse um mapa estilizado. E já andei em muitos lugares".

No bolso interno do colete, o telefone está guardado até quase no fim da caminhada de volta para o inalcançável castelo perdido entre tantos outros, em chão de Pauliceia em total desvario. Mas há duas mensagens e como se soubesse, o arranca do tal bolso para verificar - vezo tão comum por estes tempos telefonia celular.

--- Número desconhecido? De novo? Chegou na hora que eu saí da editora.
Quase em exclamação, tanto que a vovó de cabelos com mechas roxas que passeia com seu pug olha para ele assustada fazendo menção de participar da conversa.

18h12
"Não desisti de vc. E acho que nunca vou desistir. Sou eu msm, já te mandei outro recado faz uns dias. Mas tenho tanto medo de me revelar. Tanto q fico me escondendo e ao mesmo tempo, às vezes tão perto. Vc me conhece e quando eu tiver coragem, vc vai tomar um susto de saber quem eu sou"

18h17
"Susto porque eu nem sei se vc vai gostar de me conhecer. Tem mta coisa em vc que eu não tenho crtz. Nunca consegui perguntar se vc gosta. Crtz só uma, ou melhor 2:  seu susto e meu amor por vc. Bj".


Começa a passar em sua cabeça que quem manda tal mensagem pode ser alguém do trabalho. Uma mulher ou mesmo um homem pode estar mandando os recados. Ninguém de seu setor direto, ele supõe.
Não lhe vem ninguém à mente em específico, mas sim umas cinco pessoas: três mulheres e dois homens. De hierarquia variada no organograma da Editora Paulista.

"Mas não sei se são estas pessoas mesmo que estou pensando. PQP! Que revelação mais demorada da cacete meu! Porque a criatura não se revela logo? Qualquer que seja a orientação sexual, não vai rolar porque  eu tenho que me manter como estou: sozinho, um eremita entre os 11 milhões. Se revela logo, fica fazendo suspense. Que porra!".

Chega em casa. Arranca os sapatos jogando-os pela sala, afrouxa a gravata. Estala todos os dedos, para cima e para baixo com Rex pulando nele e Felino em seu cangote. Todos os três se revelaram grandes parceiros de brincadeiras; hoje não está diferente.

http://isaacbrum.wordpress.com/2012/12/01/outras/calcada_sao-paulo/

Nenhum comentário: