terça-feira, 26 de março de 2013

70 - ALEATÓRIAS HISTÓRIAS - SEMANA CURTA DE OUTONO

Reprodução, sítio abaixo
O dia está frio, como sugere a estação assim que olha a temperatura pelo aplicativo do celular: 16°C. Outono se faz presente até mais cedo, porque interminável março ainda não se findou e sendo interminável, o calor sempre tem primazia. Sexta-feira há um feriado e, para variar sem muito pensar sobre, passará o tal dia em casa, no sossego do "grande castelo invencível, de pontes levadiças, de grandes paredes de pedra, de fosso ao redor" para não precisar viajar, nem pegar trânsito e assim descansar e fazer bem o que ele faz melhor: dormir.
Com a companhia de Rex e Felino, os seres que convivem muito bem com ele. No castelo, só ambos possuem permissão para entrar e permanecer - exceção à faxineira que trabalha 2x por semana para mantê-lo limpo; "bagunça é diferente de sujeira, principalmente no quarto onde estão meus os livros, anotações, computador e impressora". Neste cômodo, a ela só se permitia limpar quando o dono havia feito uma lista e deixada colada na tela do pc.

Semana mais curta, com feriado religioso feito à base de peixe, algo do mar. Pensa que quando mais moço, mais jovem, esperava com ansiedade por feriados que pudessem quebrar todo a rotina; este quebrar subentendia-se viajar em todo e qualquer dia destes. Hoje... Bem hoje ele tem seu castelo que não se cuerva, nem se dobra a tudo o que vem de fora, porque ali pessoas estranhas não adentram. Ninguém que possa deixar marca além de uma que seja profissional.
Antes acampava, viaistava amigos, praia e campo. Feriados eram bons.
Hoje são feriados e é bom que sejam só isto.

Recostado na parede ao lado da sacada, coça-se, toca-se e uma brisa fria lhe avisa que deve vir garoa e chuva.o cigarro esquecido nas mãos, com cinza a vergar-se ao chão. Tudo tranquilo na segunda-feira da semana mais curta.  Um vento mais forte parecia querer assobiar pelas frestas.

"Eu quis assim, que a realidade fosse do jeito que está. Moldei-a assim, quero que permaneça tudo. E ainda posso sonhar. Não tenho mais pesadelos, nem acordo sobressaltado pelas noites. Chega de insônia. Perder o sono por conta daquilo que eu perdi quando acordado, tudo de novo? Não, eu dispenso. Só snho bom tenho sonhado, de paz, de aventura, de mistério, de suspense. Nada de terror. Tenho meus dois seguranças para vigiar meu subconsciente... Será? mas o inconsciente  Dormir no feriado por toda a tarde sem preocupação de qualquer outra coisa. Levar o príncipe para passear nem que faça frio. Comer, ficar, reler algum livro pela metade, ficar jogado..."

Fazia um tempo que ele não dormia ao lado da sacada. Ajeitou-se e dormiu em minutos, sem tempo para lembrar do dia. Procurava impor à mente um controle para que esquecesse o dia, tenha sido bom ou o contrário. Felino foi o primeiro, Rex ainda fica mastingando um osso de brinquedo. Chega em seguida com os dois já apagados.

"Respiração ofegante, os três andando ombro a ombro, formação incomum. Pelo lugar que cheira a carne queimada que vinha não soube precisar de onde, ele acha que alguma batalha deve ter ocorrido pelo campo aberto quase sem fim. Cansados e com sede, o passo é mais acelerado com um barulho de turba gritando é ouvido logo atrás.
É um exército diferente, armados com lanças cumpridas, com emblemas de prata que irradiavam a luz do sol quase cegando quem ficasse mirando por segundos. Muitos homens em formação quadrada, um caveleiro à frente. De repente, eles três começam a correr preocupados em manter a formação lado a lado até a próxima curva, porque depois, é o castelo que será visto: a salvação de todos.
A ponte rebaixada é alcançada. Manobram rápido e ela é levantada cerrando a única entrada possível do castelo; possível de ser derrubada.
Assim que os perseguidores se debatem nas paredes e na ponte, ele respira com alívio imediato: o perigo de fora havia sido enganado. Quedar-se-ia longe por algum tempo".

Pelo ressonar, devem dormir por muitas horas no chão de carpete. Mais um sonho de paz vencendo a turbulência.

http://www.williamoellers.com/Art_Gallery_People.htm

Nenhum comentário: