domingo, 13 de janeiro de 2013

VIAGEM XCIX - TORNAR-SE UM ATOR(MENTADO)

Reprodução [sítio abaixo]
Poderia ele vir a ser um grande ator, em algum momento do futuro, ou ainda, ter sido, inadvertidamente, um ator no passado. Se fosse no futuro, dignar-se-ia a academia a indicá-lo ao oscar de melhor ator - o principal, nada de coadjuvante; no passado, viveria sobre os louros imperiais de receber, da mesma academia, um Oscar pelo "conjunto" da obra realizada ao longo de idade, já chegando à média idade. Ria e ria sem parar pensando na possibilidade de vestir um smoking de bom corte e caimento indefectível para receber a estatueta e proferir algumas palavras de um discurso (falso) modesto, com agradecimentos a somente ele mesmo. Quem sabe, mencionaria o incentivo recebido de gratidão do mundo por livrá-lo de alguns - frente à câmera de garagem - de seus piores pesadelos e de maneira rápida e rasteira.

Descendo os degraus na manhã de sol em São Paulo, os barulhos decorrentes matinais logo cedo já se faziam escutar: cachorros, motores e as vozes. 
Na garagem, recendendo a sarro de cigarro em um ambiente frio para a época, todas as janelas quedaram-se fechadas durante a madrugada. Tudo intacto, montado com maestria e boa vontade perfeccionista.
Mastingando o último naco de pão torrado e com um café na mão, vestindo uma calça de moletom e chinelos, procurou o tablete de chocolate comprado da anterior saída às ruas. Procura pelas estantes estranhamente limpas e sem mofo de qualquer espécie e nada; abriu o carro, vasculhou por todo o chão, embaixo do banco e nada de novo.
Antes de controlar-se, bufou algumas vezes; atingido o auto-controle, resolveu posar de ator(mentado) mais esta vez e posiciona a câmera gravando os papéis laminados amassados de chocolates comidos ontem. Para um novo depoimento sobre... Foi uma decisão tomada em um átimo. 

"Sendo assim, traído e atormentado logo de manhã, o remédio é sair e comprar um novo estoque de chocolate para a semana.Nao entendeu a traição? Sem chocolate, esta é a máxima traição! Desacredita? Só rindo mesmo! Vou ser mais generoso, sem medo e sem dó. O carro está, como sempre, cheirando a chocolate, com os bancos limpos, porém. Como? Não, claro que não vou sair assim. Poderia até, porque em vista do que a eu vejo por aí, estou mais vestido que muita gente que sai à rua. mas não, estou com um pouco de frio e preciso tomar um banho quente, fazer a barba e daí então... Sair pela minha cidade. Porque cedo agora? Ora, porque! Acabou meu chocolate e para aproveitar o passeio no domingo de finalmente sol, realizarei o trabalho com mais esmero ainda. Como podem ver, estou sem camisa, só com esta calça velha... Depois gravo mais, e até posso contar como foi. Desligando agora, chega de perguntas".

Dirigindo pela avenida Doutor Arnaldo, passa em frente às bancas de flores do cemitério com vaga podendo sentir o cheros delas misturado com folhagens e terra; desce a rua Cardeal Arcoverde até a avenida Henrique Schaumann. Havia um movimento maior para o horário de domingo e ele obervou com acuidade vivaz alguns possíveis alvos de seu trabalho dee mlehorar o mundo tão judiado e maltratado. E fez mais um favor e mais uma vez pensou que deveria, sim, receber um oscar de melhor atuação em todos os tempos. 
Cirurgicamente preciso, um valentão metido a qualquer coisa - que ele pôde comprovar - "caiu em suas graças" e o levou para longe dali, discursando sobre os perigos de ser m pré-histórico nos tempos mesmo em que ele vivia. 

Murchou alguns dos seus músculos sangrando-os, bifurcou a língua, atingiu as cordas vocais logrando calá-lo e por fim, empacotou o que sobrou em plástico bolha, pôs em um mala e enterrou na velha estrada de Santos. Como o rapaz era alto, suava feito porco para dar conta do recado. E deu, como sempre, igual ao melhor ator de todos os tempos, seja qual fosse. 

"Sou eu né? Eu sou o grande ator, porque faço e desfaço e ninguém sabe quando estou ator(mentado) e quando não estou. Representar e viver misturam-se e é bom que seja assim, porque satisfações são o que me move. Pode ser tudo igual mesmo; mais um motivo para eu ser e estar no primeiro lugar".

Assim fez e as horas que se seguiram foram proveitosas em não desperdiçá-las. Voltou com a estatueta na mão já no início da tarde. Ah, e também os chocolates, não esqueçam.

http://www.artflakes.com/en/products/the-tormented-man

Nenhum comentário: