segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

VIAGEM CIV - VICIADOS E MENTIRAS

Reprodução [sítio abaixo]
"Viciados são sempre iguais. Julgam-se tão espertos e descolados e são os mais idiotas que se pode haver neste viciado mundo de intoxicações mil. Por que são os mais fáceis? Primeiro porque mentem descaradamente e sempre, achando que os outros engolem goela abaixo o que eles inventam. 

E mentem porque alguns creem mesmo nas tais mentiras que, de tão sinceras, soam como verdades absolutas. Mas é tudo uma mentirada sem tamanho. Arrisco a dizer que a maioria mesmo toma tudo o que foi dito por eles - os viciados - como a verdade transparente. Para mim não! Eu gosto mesmo é quando eles mentem na minha cara, sem vergonha alguma, explicando, dando detalhes, sugerindo lugares, horários, pessoas... Tudo para compor 100% aquilo que debaixo da minha barba de 5 dias eles jamais lograram êxito. É muita cara-de-pau".

Alguns exageram nos maneirismos, falam sem parar, olhos que não se fixam nos dos seus interlocutores e contam mentira em cima de outra mentira. Estes estão no primeiro degrau dos mentirosos, o degrau mais baixo; o desarme da mentira é tão simples que nem me dá muito prazer. 

Depois, vem aqueles contidos, que falam baixo e que te olham nos olhos - estão um patamar acima - e que também contam apenas mentiras. 
São mais racionais e sabem que nem todo mundo é passível de ser logrado, porém, também são pegos exatamente pela contenção dos gestos: muita racionalidade e frieza.... Tsc tsc tsc... Transparecem a mentira também, ainda que demorem mais um pouco quando estão tentando enganar. 

E por fim, existem aqueles mentirosos com razoável ('algum', melhor dizendo né?) grau de inteligência: falam com você ao mesmo tempo contidos e logo em seguida exageram nos gestos, olham nos olhos e partem para contar a mentirada toda vinda de uma verdade. Então, estes desenvolveram uma arguta capacidade de ler as reações do interlocutor e parecem tornar-se os donos da verdade. Sim, estes são os menos fáceis de eu pegar. O que significa que tenho apenas um pouco mais de trabalho. Todos eles acabam no meu alvo, que é certeiro de maneira chata e previsível!

Eu os deixo seguirem mentindo na hora. Para todos os níveis de mentirosos, deixo crerem que estou sendo convencido porque é muito mais divertido, chego até me distrair vendo toa a atuação de tormento ditada tão-somente pelo vício em qualquer coisa. No final, explicar que 'todo viciado como você é um imbecil. Você é burro', não tem preço não!".


A captura de tais homens e/ou mulheres se traduz em uma diversão maior do que qualquer outro grupo. Ele ri muito quando se depara com um deles, principalmente com aqueles que estão no primeiro degrau dos mentirosos. A estes, coitados, ele ri até com escárnio de deboche. A diversão é maior, apenas isto. Porque todos os grupos nos quais a sociedade se dividiu - para o bem e para o mal - tem o seu valor em ser pego e então, fazer o mundo melhor. 

Por exemplo, quando descobre o porquê de X pessoa ser alvo, as sensações são variadas, passando da diversão - no caso dos descritos acima - ao alívio quando se depara com prepotentes e violentos, ou ainda de rapidez em realizar quando identifica os esnobes e poderosos (ele sempre teve nítido para ele que poderosos não se traduzem tão-somente nos endinheirados), que abarcam qualquer um que tenha poder sobre o outro e que o exerça de forma a humilhar. Neste grupo, o mais numeroso, é o mais volátil e disperso - afinal, qualquer um pode se encaixar.


É que quando um mentiroso, inadvertidamente, aparecia em seu caminho, a diversão tornava-se certa, seu humor melhorava sobremaneira. Ele até se permitia ouvir mais, demorava-se um tantinho a mais com a X pessoa. E o riso, também era mais.

http://www.thefix.com/content/pretty-little-liars6200?page=all

Um comentário:

Anônimo disse...

La adicción a la mentira es la peste de nuestros días...........