terça-feira, 15 de janeiro de 2013

VIAGEM C - A LUPA E O MANUAL CHINGLING

Reprodução [sítio abaixo]
Duro era ele aguentar ele próprio depois da aquisição da câmera moderna que comprara em uma revendedora autorizada, porque de chingling ele fartava-se a todo momento só de se mencionar qualquer palavra idioma gutural. Um ar evasivo compôs a compra pelo cartão de débito, porque parcelar ou crédito no futuro não lhes atraía em nada. 

"Eles querem mesmo se espalhar com tentáculos pelo mundo e dominar este mundo com suas técnicas de surrupiar ideias alheias, barateá-las ao custo de vidas por lá, que vale o mesmo que as execuções praticadas pelo partido comunista-maoísta, o infeliz contumaz que só vendo. Comunistas sem carácter que se assumiram capitalistas, tão vorazes como os daqui. Penso nas dezenas de milhões de camponeses desnutridos, sem-terra e tangidos com a foice o martelo. Que infortúnio! Porque devem mesmo ser infelizes ao ponto de ter que sair de lá, praticar espionagem, imitar e ainda nem aprender nada da cultura do país 'invadido' e cobrar o preço que praticam. Estes se perfilam ao lado dos 'bonzinhos' daqui que fazem o mesmo eficazmente. Comprei minha importada de lá, mas é original de fábrica, direto de Changai 2 vezes maior que São Paulo. Nem contrabandeada foi pela Ponte da Amizade Brasil-Paraguai. E o vendedor, chinês, me atendeu tão bem com uma educação que eu não experimentava havia tempos sem fim Fiz questão de procurar o gerente e elogiar o trabalho do vendedor para ele".

Incontestável tornara-se seu apreço em aprender as técnicas de domínio de câmera. Lia com avidez tudo sobre o assunto para que se fizesse melhor quando fosse aparecer nas gravações. Como comprara com tripé, facilitou-se para que ele gravasse como se fosse depoimento. O manual veio em português - uma surpresa - além do inglês e chinês mandarim, de com letras miúdas que o obrigaram a descer à loja de armarinhos e comprar uma lupa. Deve ser a vista cansada que acomete alguns que já enxergaram por tempos.
Quase um pequeno livro, o manual continha informações detalhadas, precisas nem por isto ele demorou-se menos do que o normal. Atrapalhava-se com os tais manuais de instrução desde que recebera quando criança aqueles jogos de montar "junte a peça A à B de cima para baixo e encaixe ambas em D, tendo antes colocado C ao lado de E". Confuso, ele fumava, tomava café e comia chocolate lendo com lupa o manual e um lápis na mão, tudo isto na garagem.

Bem, isto foi da primeira vez, porque se atrapalhado é característica primeira, a seguir vem o afinco em aprender e desenvolver todo o trabalho de ator(mentado) em frente à nova aquisição. Agora, dominando as técnicas, ele se enchai todo de orgulho por estar em seu papel favorito. 

"Eu mesmo, este é meu papel favorito. Ganho prêmios a toda hora só por eu ser assim, deste jeito assim, que livra o mundo de tudo o que é prepotente, fútil e outros adjetivos. Quem escreveu o roteiro? Que pergunta mais idiota e supérflua! o roteiro, direção, falas tudo eu que tornei real. Verdade, não estoou mentindo não. Porque a lupa? Nossa, tive dificuldade em ler esta porra de manual de letrinhas que mais parece aquele pega-trouxa em contratos elaborados por imobiliárias, nobres causídicos e congêneres. Também estão na lista de feitos realizados e a serem feitos, eles se proliferam... Ok, entendi, não devo tergiversar. Comprei o objeto aqui perto de casa e em posse ods óculos e da lupa, até em inglês eu consegui ler de passagem, mas o que me salvou de ter me comprado a câmera mês passado foi o manual vir em português. E com a lupa ninguém vai descobrir nada. Não entendeu? Refiro-me que nem mesmo o mais exemplar exercício de me rastrear não surtirá efeito, podem procurar até mesmo com esta grande lupa digital".

Finalizou, para que também não se esquecesse, que da próxima gravação contaria sobre o primeiro trabalho que fez, muitos anos atrás, com todos os detalhes que seriam possíves de serem recordados. O que pode ser adiantado livremente foi que fez de maneira rápida, uma escolha rápida e uma volta rápida para achar quem mereceu iniciar a série de 'melhorar o mundo'.

http://www.digitaltoyshop.co.uk/Eyelead_5x_magnifying_glass_with_LEDS_t2624_6792

Nenhum comentário: