sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

459 ANOS DO MEU AMOR

Reprodução, São Paulo vista do céu [sítio abaixo]
O que vale mais neste mundo? Qualidade ou quantidade?
Números ou pessoas? O que os números representam ou o que as pessoas fazem e são?
Nesta grande urbe em que vivemos, com números tão expressivos - para o bem e para o mal - pode-se levar em conta que o que conta são as quantidades:
PIB - São Paulo detém cerca de 12% de tudo o que o Brasil produz (algo ao redor de incríveis R$ 445 bilhões);
População - a maior do Novo Mundo, com 11,2 milhões de habitantes (não tem para Nova York, nem para a Cidade do México e deixa Buenos Aires lá trás);
É a capital financeira da América Latina e do Hemisfério Sul.
Pronto, três exemplos - e dos bons - que mostram a força da cidade diante do país, do subcontinente e porque não, diante de todo o planeta? Mas os números podem soar arrogantes e presunçosos. Não é a intenção.
E claro, há também os 459 anos que a capital-síntese comemora hoje, 25 de janeiro, desde o distante 1554, quando padres jesuítas, no Planalto de Piratininga, edificaram a primeira construção do que viria a ser o que São Paulo é hoje e será amanhã.

Mas... Eu prefiro gente. Eu prefiro as pessoas buscando, encontrando, rindo, chorando, amando, que morrem de amor pelas esquinas e avenidas... Eu prefiro a diversidade paulistana com pessoas indo e vindo - discretas ou não, elegantes ou não - em um verdadeiro ziguezague de um formigueiro humano que não para de trabalhar um dia sequer, que não para de trabalhar uma hora sequer. Assim é minha cidade que adotei e que por ela fui adotado.
Falar que São Paulo "amanhece trabalhando" - o que é uma verdade - resvala no óbvio. A cidade é muito mais do que isto: São Paulo é as pessoas que aqui habitam, que vieram de longe, como coreanos, chineses e japoneses. Ou que vieram do outro lado do Atlântico como italianos, portugueses, espanhóis, libaneses, sírios e os africanos. Vieram também de dentro do Brasil, de gaúchos a amazonenses, passando por pernambucanos. Vieram de outras capitais e do interior do Estado de São Paulo. Todos se juntaram aos paulistanos nascidos e formaram este mosaico diverso (se me permitem o pleonasmo) que surpreende quem por aqui resolve passar: seja a trabalho ou para diversão.
São Paulo é a cidade que possibilita contacto com diferentes culturas e suas especificidades inerentes, todas ao mesmo tempo e agora.

E não é só de onde as pessoas vieram, suas origens. É mais: é o que elas são, o que fazem e como se relacionam. Misturam-se por aqui negros, orientais, indígenas e brancos; misturam-se aqui todas as orientações sexuais; todos os ritmos e todas as comidas. Homens e mulheres, crianças, jovens e velhos. Trabalhadores engravatados formais dos Jardins e da Vila Nova Conceição e trabalhadores informais da 25 de Março e do Brás. Eles sim edificam a cidade mais do que qualquer das inúmeras construções imponentes e modernas que a cidade possui.
A diversidade de São Paulo é o mundo. Está contida nos diferentes lugares que fazem a macha urbana paulistana ser vista por satélites que fotografam milimetricamente lá do alto.
Pode ser no Bixiga, na Vila Mariana, no Jaguaré, ou ainda na República, em Santo Amaro, na Cantareira, no Tatuapé, no Jaçanã... Cada bairro é uno e singular.

Tenho uma paixão desabrida pela cidade que salta aos olhos de quem me conhece. Eu mesmo que vim de Piracicaba, incorporei algumas características de um habitante de uma grande cidade passados mais de 10 anos morando aqui. E claro, trouxe algumas típicas do pessoal do interior, do caipira paulista. Aí está um ponto de diversidade: porque ao mesmo tempo que São Paulo acolhe, abriga e molda, ela é generosa e adquire tudo o que os forasteiros trazem na bagagem, como se fosse um grande movimento antropofágico "andradeano" que se espraia pelas artérias "Paulistas" de asfalto e sobe pelos "Copans" da grande cidade.
Uma metrópole marcada pela diversidade é de um jeito assim: toma conta e se deixa levar. Ama e é amada. Abraça e é abraçada.

http://www.imagekind.com/Sao-Paulo-Brazil--Satellite-Image-art?IMID=814da174-4ce7-447e-9c1b-d8bd0b3bee0d

Nenhum comentário: