terça-feira, 7 de setembro de 2010

CAMALEÃO E OUTROS

DOS DISFARCES MIMÉTICOS
Alguns dos bichos mais fascinantes pelos seu modo de se preservar, ou seja, manter-se vivo diante de tantos predadores que convivem no habitat, possuem o mimetismo como força propulsora de vida. O camaleão, réptil bem das antigas aqui da Terra, é um destes que se disfarça atualizando sua cor de acordo com o ambiente em que está. Pode ser verde, amarelo, marrom escuro... e de tons diferenciados. Com seus imensos olhos esbugalhados que perscrutam quase em 360° e indepedentes entre si (do cacete não é!) eles podem ver o inimigo e, praticamente estáticos, se 'impregnam' de um tom verde caso estejam entre folhagens. Imóvel. 
Já no mundo dos 'superiores' mamíferos bípedes detentores de raciocínio não há sequer uma transmutação de melanina que nos faça mudar a cor da pele; o que, entretanto, está longe de significar que somos imutáveis, portanto, transformamo-nos em mestres do disfarce.
Vendo assim pode parecer que basta pôr uma máscara na cara e sair por aí pensando que é carnaval em pleno setembro (bem, tem lugar que pula o carnaval 365 dias por ano... deixemos isto para lá) e achar que tudo está bem. Longe!
Porque máscara 'técnica' a gente pode pôr mesmo, qualquer um, e todos virem e pensarem que é apenas um brincadeira. Afinal, uma máscara sintética não disfarça o carácter nem intenções.
A outro, a máscara metafórica, desta eu tenho um receio fortíssimo. Esta a pessoa se apresenta com a cara que Deus lhe deu, vemos esta cara e daí formamos opinião. Só que esta 'máscara' pode enganar do começo ao fim, ou o que é pior, enganar ao fim de uma jornada, de um relacionamento...
A cara-de-pau é tamanha que corremos o risco de crer em algo que não seria possível: quis dizer que se a pessoa se apresenta de forma aberta e com a cara que Deus lhe deu... Pensamos que "não pode haver mentira, desfaçatez, nesta cara limpa, aberta".
Temos aí um dos maiores riscos para viver aqui no planeta.E quem pode dizer que nunca foi enganado/ludibriado? Ninguém, não é?
Quanto aos camaleões, estes são os enganadores do bem; e ainda por cima, comem moscas.
Quanto aos humanos, estes são predarores do mal; eles devoram nossa sanidade.

Nenhum comentário: