domingo, 5 de setembro de 2010

019 - SACANAGENS DE MONTÃO E À TOA

Duílio possuia uma revolta internalizada quando ele via/sabia de tantas atrocidades feitas uns contra os outros; já Simão, quando a ele era retratado a tal revolta, limitava-se a dizer que os homens são assim mesmo e que não há remédio que faça reverter o quadro de insanidade do mal que avança pelos cantos (redondos) da Terra.
Percorrendo o caminho do parque até o apartamento dele, ambos conversavam sobre as relações entre as pessoas sejam quais fossem. Estava calor para época e a sede e o suor se fizeram presentes reclamando um poucop de água fresca e sombra. foi o que fizeram embaixo de uma grande pitangueira solitária. Sim, há árvores frutíferas pela São Paulo de 11 milhões de habitantes.
"Será que também somos díspares nestes aspectos, os da crueldade e desrespeito humanos?
--- Por exemplo, os caras que inventam vírus de computador... Ou melhor, nem deveríamos precisar desta joça.
--- Também acho que não, ainda mais sabendo que os caras que 'produzem' o tal anti-vírus, sei lá ouvi falar, ou li não sei onde, que são os mesmos que fabricam os vírus. Ou seja, a gente só se fode mesmo.
--- Verdade! E só para ganhar mais $... mais $... mais... mais... São uns canalhas dos infernos.
--- Nem adianta vociferar assim. Porque as coisas são do jeito que são e é melhor você se adpatar a elas ou o mundo de lhe come o fígado cortado para porção.
--- Quanta sacanagem! Este lance de vírus de computador é uma foda porque você pode perder tudo porque um filho do capeta resolveu que para ter mais $ ele deve montar nos outros para arrancar reais e cada um que se lixe em esfera federal/universl. Porque? Será que para ser um burguês há que se seguir a cartilha 'Dos canalhas para os aprendizes de canalhas'? Tudo isto só para aumentar a conta bancária. Nem sei se acho feio ou triste.
--- Eu acho uma porrada na nossa cara mesmo. Mas... 'em Roma faça como os romanos' diz o ditado... 
--- Eu sei, você tem um anti-vírus do cacete no seu pc. Mas você acha correto?
--- O que? O lance do vírus? Claro que acho, só que eu me amoldo para sobreviver.
Esperava por outra atitude dele. Verdade que eu não deveria me surpreender pela razão que o Simão apresentou... ele é tão adaptado - 'moldado' - a este mundo e talvez viva melhor. Pode ser que o pragamatismo ponha as pessoas nos devidos lugares. E é isto que os inventores dos vírus cibernéticos desejam. O que me causa exasperação do cacete é que eu sou um burguesinho amarrado pelos vírus (e todos os afins...) inventados nas profundezas da mente do homem. E que anda desbalanceada, igual aos circunvizinhos navegantes desolados que conheço".
Ainda que a pitanga colhida estivesse meio verde, remeteu-o à infância na casa de 1929 em Itapetininga e o dia desceu pela suavidade.

Nenhum comentário: