domingo, 19 de setembro de 2010

022 - AS PESSOAS DO ESPELHO II

De uns tempos para cá, Duílio - mais atento e perspicaz - havia percebido que qualquer pessoa pode ser uma 'pessoa do espelho'; que existem aos montes em qualquer lugar do mundo seja em Timbuctu ou Nuuk e que portanto as pessoas são mais parecidas do que ele houvesse suposto lá trás, na adolescência, onde viveu um mundo entreaberto à vida. A porta era pequena e ele... Bem, ele com sua 'desenvoltura' nada nata em esportes, penou um tanto.
Voltando à questão dos espelhos em espalhados com espetáculos de beleza para si mesmo e para os outros verem e admirarem e para por aí. Claro, eles não podem nem devem ser importunados do alto de sua beleza física tão distante do relés mortais. Assim como os espelhos do poder do dinheiro, da força física, do intectualismo e do machismo que também não admitem questionamentos tampouco troca de lugares.
Claro que para ele as pessoas do espelho em princípio seriam tão-somente as pessoas lindas dotadas de beleza estética que faria fruir qualquer Narciso contemporâneo.
"Eu acrescento mesmo todo aquele que de alguma forma usa de seu poder, seja lá qual for, para se sentir superior aos outros desmanchando qualquer atitude de aproximação. Aquele idiota que joga futebol e se acha no direito de espezinhar, humilhar até ,os outros só porque uma boa parte da impresa e um bando de idiotas o colocaram lá. Lá em cima, acima dos mortais. Mortais que o admiram. Admiração que eu não tenho. 
Têm vários em várias áreas. É claro que todo mundo tem responsabilidade nesta inversão de valores que faz do espelho a arma mais poderosa e na mesma medida uma carapaça anti-outros. Que mundo que eles vivem?
Então, àqueles (as) que possuem muito $, que são muito bons no que fazem, que são tidos pelo senso comum como lindos (as)... Deveria mandar um recado mas de que adiantaria? De nada. Porque mudar a forma como encarar (eles nem encaram às vezes) o 'restante' da humanidade 'se a humanidade está aqui para nos admirar, nos pagar, babar ovo, para ter medo, ter admiração'.
O espelho para os narcisistas é sua melhor companhia. Para a turba do populacho resta continuar olhando. E cada vez mais separando uns dos outros. Aliás, onde é que estas pessoas vão parar? Porque existem mais 6,7 bilhões no mundo e todo esta gente não é melhor. Tampouco pior".
Calmo e treanquilo que era, quando via este desprezo aos outros tinha ganas de avançar na pessoa e dizer-lhe verdades que se proecessadas ou não deveriam ser ditas. 
O cara do aeroporto nem mesmo murmurou um agradecimento, só o fez balançando a cabeça.
"Não é porque você se destaca, é o melhor, o mais fodido, que os outros devem ser olhados ao longe com aquele olhar enjoado, nojento".

Nenhum comentário: