sexta-feira, 16 de julho de 2010

012 - SOBRE O SUICÍDIO II

Ele não tinha a menor vocação para se matar devido, talvez, ao medo atávico de armas e altura. Por afogamento? Nem gostava muito de grandes quantidades de água e por envenenamento bastava já o que ele aspirava - ainda - para dentro do nariz. 
"Devem existir outras maneiras de se matar. Não os acho fracos, os suicidas, muito menos que Deus irá sumariamente mandá-los para o inferno. Deve ser invenção dos homens este vaticínio. Claro que no dia em que eles se encontrarem com o Cara terão muitas explicações a dar. E Deus os ouvirá de maneira calma e pacífica que representam bem o que Ele é. Se eu pudesse fazer algo por algum deles, sei lá o quê, eu faria. Nem que fosse para minimizar a dor visceral que sentem quando estão para cometer o suicídio. Escutar o que têm para falar pode ser um início de um boa tentativa; dizer para terem calma não ia adiantar de nada porque calma é o que eles não possuem nesta hora difícil que a vida os impingiu".
O contrário de Simão, que pensava em levar a vida levado pelas vantagem natas, Duílio julgava que todo mundo pode ser compreendido inclusive até na hora de se tornar um suicida; porque de incompreensão os homens estão até as tampas.
As vantagens natas de Simão eram, a priori, sua cor- branca -, sua orientação sexual - heterossexual, sua condição financeira - classe média-alta, e sua aparente beleza física - bem ao gosto da pequena-burguesia. Parodiando Euclides da Cunha, o amigo sempre diz: "Eu sou, antes de tudo, um forte!".
"Acho que o Simao é tão duro com todo mundo e muito mais com os suicidas por conta destas vantagens que ele tanto afirma e reitera como sendo o que lhe possibilita levar a vida folgadamente. Fica mais fácil, claro. Eu concordo com ele que ser branco, heterossexuaul, rico e bonito ajudam bastante a ser menos susceptível a determinadas situações suicidas digamos".
Tratar de um suicida na hora em que ele está pronto para o ato deve ser mais umas das lutas inglórias já citadas. "Nem por isto eu desisitiria. Deus não desiste destes também, tenho certeza!".

Nenhum comentário: