sexta-feira, 15 de julho de 2016

VIAGEM CCXCII - UM GRITO, UM DESABAFO

Arquivo pessoal - Vista do Rio de Piracicaba, Piracicaba/SP
---- Tenho a nítida sensação de ter feito tudo errado. Tudo!

---- Mas porque pensa assim? eu acho que você tentou e... Ok... Não deu certo, acontece a toda hora, em todos os lugares.

---- Deveria ter agido com mais clareza, ter falado tudo que me sufocava. Fiz errado e agora nunca mais vou ver, tampouco vou me encontrar. E sabe porque? Porque eu espantei pra longe de mim com minhas atitudes.

---- Será que foi isto mesmo. Eu até achei que vocês dois não queriam nada de nada. Achei mesmo que era curtição. Só isto.

---- Era, mas depois não era mais. E acho que da outra parte também aconteceu o mesmo processo. Aí, lá trás, anos e an os lá trás, eu cometi o primeiro grande erro.

---- Que coisa! Você é um ser humano e pelo que sei e pelo o que conta nos registros da história do homo sapiens o que mais a gente fez foi cometer erros. Então, eu penso...

---- O que isto me importa? Se os homens cometeram erros e mais erros...

---- E mais ainda erros...

---- Que seja! Eu cometi um lá trás. Aí, reencontramo-nos e não satisfeito, cometi quase o mesmo erro. Eu sou o campeão.

---- Auto-punição é desnecessária. 

---- Podia ter dado certo. Talvez seu tivesse tido mais um pouco paciência...

---- Discordo...

---- Eu fiquei com cara de idiota quando ele me falou que não queria nada com ninguém, nem agora, nem depois. Aí eu pensei "o que eu estou fazendo aqui". Mas só me falou isto, porque quando do reencontro foi animador, depois da fodida geral que fiz, eu também fiz errado. Só eu mesmo. Paciência! Inferno! Queria tomar uma dose cavalar de paciência. 

---- Você tentou. Até foram para cama.

---- E já começo eu também cometi um erro. Pensar que eu fiquei tão entusiasmado... Acho que ele pensou em me dar uma segunda chance e, quando terminamos, deve ter pensado "é, tudo igual como era anos atrás", ou "o cara não muda mesmo". 

---- Só você que não mudou? eu acho que o discurso que você ouviu casa bem direitinho com o passado.... Ambos não mudaram, eu acho. 

---- E daí? Eu deveria ter mudado porque, eu creio, se um muda este um pode ser uma força motriz para que o outro lado mude e ambos caminhem em uma mesa direção, partindo, que seja, de direções opostas. Mas eu perdi... A vida me de deu uma segunda chance e eu me embaralhei, em atrapalhei e fui impaciente. Quantos erros.

---- Pode parar. Você está imaginando coisas, fantasiando e parece que desenvolveu uma saudade por aquilo que nunca existiu.

---- Acho que é isto: saudade de algo que poderia ter dado certo...

---- Poucas, pouquíssimas, chances de ter dado um bom resultado cara.

---- Hoje, amanhã... Nunca mais vai haver outro reencontro. 

Depois de horas e horas, o acabrunhado reclamante cansou-se e embargando a voz, baixou a cabeça e pediu ao melhor amigo que qualquer um poderia ter, que se retirasse. Este, ao fechar a porta ouviu um grito medonho, de tristeza, longo, ancestral, doído. Ele pensou em reabrir a porta e acalantar o amigo, mas o grito, a intensidade, a entonação grave... Demoveram-no. Murmurou tão-somente.

---- É um grito, é um desabafo. Solitário.

Nenhum comentário: