terça-feira, 31 de maio de 2016

VIAGEM CCLXXXIII - AS JAULAS INVENTADAS

Arquivo pessoal - Teatro Municipal de São Paulo
as jaulas inventadas em que colocamos os animais foram inventadas pela espécie mais inteligente e ao mesmo tempo a mais nefasta;

as jaulas inventadas pelo homem para demonstrar e reafirmar a discutível superioridade de nosso cérebro só expõe ainda o longo aprendizado que teremos que ter;

as jaulas inventadas servem para que nos sentimos superiores em razão da nossa capacidade de raciocínio auferida pelo tamanho grande e relativo de nosso cérebro é de uma pequenez humana;

que sensação é esta de superioridade que nos evoca o direito de praticamente exterminar outras espécies para que possamos então enjaular os derradeiros que sobraram?

que raciocínio é este? raciocínio da ingerência máxima sobre natureza? ingerência que pressupõe domínio? domínio que leva ao extermínio? extermínio com vistas a satisfazer a ganância?

a ganância, claro! Chegamos ao ponto primeiro; claro, a ganância pode estar travestida de curiosidade e , pode estar travestida também de sentimentos nobres (?) de preocupação com determinadas espécies em vias de extinção; ou seja: é uma mixórdia humana para consertar - tentar um conserto - erros que ainda cometemos;

as jaulas inventadas pelos homens... Que prerrogativa é esta de sempre nos considerarmos o supra-sumo da superioridade? Ou o que é pior (se é que isto é possível): arvorarmo-nos de sermos a quinta-essência de Deus dentro de nós por Ele ter dotado o homo sapiens sapiens de inteligência elevada, alma e espiritualidade  únicas?

então é isto? Somos os mais filhos de Deus porque somos feitos à sua imagem e à sua semelhança Dele? Vindos de um sopro divino que transforma-se - vejam só - em especismo? 

não, isto nada tem a ver com o sopro divino...

esperem um instante... Voltando às jaulas inventadas. Que tipo de ser vivente faz o que os humanos fazem com os categorizados como inferiores? 

pensando um pouco mais ao olhar à nossa volta: temos as jaulas (palpáveis ou não) para muitos inocentes; torturamos, judiamos, matamos por ódio e preconceito, exterminamos por ganância, guerreamos guerras injustas, jogamos crianças janela afora, espancamos idosos, estupramos... A lista é um sem-fim de atrocidades.

agora entendo as jaulas inventadas pelos homens para que animais vivam dentro delas: fazemos pior com os da nossa espécie. 

então, inventar jaulas é "apenas" mais uma atrocidade contra os seres que "sequer" têm alma e são selvagens sem raciocínio.

o que é pior? Não há "um pior": tudo é muito ruim.

Nenhum comentário: