sexta-feira, 17 de outubro de 2014

03] CENÁRIO SP - COMPRAS

Muito perfume, dos mais caros; pouca roupa para o calor de outubro em São Paulo, das melhores grifes; sapatos altos, dos mais modernos; carro confortável e moderno, ar-condicionado vidros escuros, importado. Ela sempre vai assim aos passeios no shopping com o cartão de crédito ilimitado fornecido pelo marido executivo, proprietário de uma rede de restaurantes espalhada pelo Brasil. Mas nem sempre foi assim: ela viera debaixo e com a devida e merecida ascensão social propiciada por anos e anos de uma bonança econômica.

Mal havia terminada a faculdade de Letras, universidade pública, e conhecera o tal marido "zona sul jardins rico nascido bem" e foi uma paixão desembestada. Vislumbrou então a grande chance de ao mesmo tempo amar e ser amada de verdade com uma possibilidade real de melhorar de vida. Foi o que aconteceu nestes dez anos de união: tudo certo e muito amor. 

Até descobrir, no começo do ano, que o marido rico tem duas amantes, sendo uma delas em Brasília - a assessora especial. A outra mora aqui mesmo em São Paulo, na Vila Mariana - garota de programa universitária. E foi tudo ao acaso porque nunca ela desconfiara que poderia ser traída. 
"É sempre assim, você não sabe?", redarguiu a melhor amiga quando ela lhe contou que o marido a traia e emendou dizendo que é uma injustiça isto ocorrer "já que nos amamos tanto".

Ela então, recuperada depois de um tratamento de sífilis adquirida do marido, vai aos shoppings e gasta até se cansar de ficar comprando e comprando. Sem parcimônia, afinal o limite de seu cartão de crédito é ilimitado. Assim como antes ela contava o dinheiro quando saía de casa para trabalhar, hoje ela não conta nada - sem necessidade de economizar, tampouco de se frear na "esquisitice neurótica" de comprar para viver: o único que ela encontrou e que consegue amortecer tristezas.

Nenhum comentário: